O que é Content Marketing?
A essência do Content Marketing é a crença de que ao brindar o público com seu conhecimento, as corporações elevam sua reputação e assim conquistam e retém mais
Content Marketing, ou Marketing de Conteúdo em bom português, é uma técnica de criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente que as empresas usam - ou deveriam usar - para atrair e se relacionar com seu público-alvo.
Esta é uma definição genérica, um pequeno parágrafo para resumir o conceito sem muitas delongas. No entanto, o Content Marketing, devido a sua importância na chamada "era digital", merece um aprofundamento maior. Vejamos:
O propósito do Content Marketing é atrair e reter clientes de forma consistente com a criação e curadoria de conteúdo relevante e valioso para mudar ou melhorar o comportamento do consumidor. É um processo contínuo que muda um pouco a lógica dos investimentos, trazendo para dentro das organizações a responsabilidade de criar e alimentar seus próprios meios de comunicação ao invés de apenas oferecer informações para que os veículos tradicionais (jornais, revistas, TV, rádio) transmitam.
Content Marketing é diferente de propaganda?
Ao investir em conteúdo, a relação que as corporações passam a ter com seu público-alvo começa a ser alicerçada no diálogo - ao contrário da propaganda "pura", em que o emissor apenas comunica e não recebe feedback instantâneo. Ou seja, a empresa torna-se uma fonte de conhecimento sobre o universo do seu negócio. Assim, uma indústria de alimentos, por exemplo, começa a mostrar receitas de bolo, ao invés de apenas falar sobre os produtos (ingredientes) que comercializa.
Além de lançar seus produtos ou serviços, a empresa que investe em Content Marketing entrega informações que fazem com que seus consumidores se tornem mais inteligentes. A essência desta estratégia é, portanto, a crença de que ao brindar o público com seu conhecimento, as corporações elevam sua reputação e assim conquistam e retém mais clientes.
Nós admiramos pessoas com quem aprendemos. As empresas são feitas por pessoas, logo, se elas nos oferecerem conhecimento, também as admiraremos. É isso.
Content Marketing é uma novidade dos tempos modernos?
O Content Marketing tanto não é novidade como também é errado dizer que só se faz marketing de conteúdo na web. De acordo com o Content Marketing Institute, a primeira grande estratégia de marketing de conteúdo de que se tem notícia foi feita pela John Deere Company. Em 1895, a empresa lançou a revista The Furrow com a impressionante tiragem de 1,5 milhão de exemplares distribuídos em 40 países e traduzida para 12 idiomas - em circulação até hoje.
Content Marketing é coisa de empresa gigante?
Não. Content Marketing é coisa de empresa que já entendeu que os consumidores usam o controle remoto para zapear durante os intervalos comerciais e não suportam os banners de anúncios na web - já não têm com a propaganda a mesma relação passiva que tinham há 10 anos... Não significa que a sua empresa deva parar de investir em campanhas publicitárias - em absoluto -, mas sim que as próprias campanhas publicitárias estão se tornando mais "content" - repare em como os anúncios de TV têm utilizado o storytelling, como as marcas têm contado pequenas histórias para chamar a atenção do público.
Médias e pequenas empresas podem se beneficiar do marketing de conteúdo, justamente por ele as libertar da obrigação de fazer grandes investimentos na publicidade tradicional.
http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/o-que-e-content-marketing-marketing-de-conteudo/85435/
Nenhum comentário:
Postar um comentário