MODA

TEORIAS DO COMPORTAMENTO
Plano de Ensino de DESIGN DE MODA
TATUAPE - 2011 / 2° Semestre - Carga horária semanal: 2h / Carga horária total: 40h

COMPETÊNCIAS DO MÓDULO
Conhecer conceitualmente as várias dimensões culturais das sociedades modernas e contemporâneas;
Conhecer as sociedades através de sua alteridade, não atribuindo valor à cultura; Reconhecendo-a em sua diversidade e como modo de vida;
Reconhecer as diversas tribos da contemporaneidade e suas respectivas poeticas visuais;
Aplicar técnicas específicas para construir uma imagem para uma pessoa. Focando sempre em sua carreira e objetivos;
Estudar como as cores podem ajudar em uma produção;
Identificar os diferentes bio-tipos;
Identificar seu estilo pessoal e gosto para assim ser aplicado na sua marca pessoal.
Identificar a influência das imagens fotográficas, dentro do ciclo de desenvolvimento, no contexto da moda;
Reconhecer a fotografia como base histórica nas pesquisas e criações de uma produção ou editorial;
Desenvolver a disciplina teórica-prática;
Conhecer o processo de criação e moda, linguagem, identidade e estilo;
Relacionar os termos técnicos de inglês, na área de negócios da moda, bem como expressões em tecnologia;
Identificar materiais técnicos, no desenvolvimento dos projetos, a fim de agregar valores comparativos e de pesquisa;
Conhecer tendências de estilo transpondo os limites do mundo fashion;
Conhecer matérias primas, público alvo, usando a capacidade adquirida para responder ás exigências da globalização da área.
Identificar informações da história da Moda, através do reconhecimento de marcas e gadjets de criadores, costureiros e estilistas do grande século da moda;
Apontar referências culturais, sociais e temporais , concernentes a história da moda;
Diferenciar conceitualmente vestimenta, indumentária e moda;
Elaborar e implementar projetos de pesquisa, voltados para a realidade do curso, investigando as necessidades, briefing e ou problemas;
Identificar os pressupostos metodológicos;
Reconhecer os editoriais de moda, bem como o jornalismo em segmentos de moda, enquanto ferramenta de trabalho e conceitos essenciais para especialistas e profissionais do ramo de moda e de design;
Tomar decisões eficazes nos múltiplos ambientes de moda, a partir de conhecimentos técnicos e operacionais de abordagens e conceitos capazes de divulgar negócios - produtos, idéias e serviços - nas áreas de moda, pelo olhar do jornalismo e de editoriais voltados para temáticas do segmento da moda e do design;
Conhecer os softwares auxiliares ao trabalho do designer de moda e fazer uso das ferramentas de forma adequada;
Elaborar documentos completos de apresentação de um projeto, contemplando a parte escrita, a parte gráfica e a apresentação de slides;
Selecionar matéria prima que possibilite o desenvolvimento do projeto de produto de moda;
Identificar e selecionar técnicas de tingimento e estamparia no desenvolvimento do projeto de produto de moda;
Selecionar materiais alternativos na criação do produto de moda, considerando-se as questões sócio-ambientais, econômicas e culturais;
Gerenciar o processo de construção, implementação e desenvolvimento de marcas, visando à aplicação dos conteúdos de Branding no setor do design da moda;
Desenvolver planos estratégicos de marcas, posicionando produtos e serviços no setor do design da moda;
Estabelecer diretrizes para alinhar as áreas da comunicação (agências e escritórios de propaganda, publicidade, relações públicas entre outros), com os programas e planos estratégicos de marcas/branding no setor do design da moda;
Conhecer as principais ferramentas, métodos e processos de gerência da comunicação social de maneira sistêmica e global;
Conhecer as principais teorias e estudos do comportamento a fim de compreender as motivações, valores e crenças do consumidor contemporâneo;
Analisar, interpretar, reconhecer e discernir fontes documentais de naturezas diversas, relacionadas à produção visual (de arte e do design de moda) dentro de um contexto histórico, social, político, estético e econômico;
Apreciar produtos de arte e design de moda em suas várias linguagens;
Relacionar os movimentos de arte e do design de moda com a produção contemporânea de moda e vestuário.

COMPETÊNCIAS DA UNIDADE CURRICULAR NO MÓDULO
Desenvolver a visão integral das principais teorias que estudam o comportamento humano;
Relacionar as teorias comportamentais ao comportamento do consumidor brasileiro contemporâneo;
Compreender as atitudes, comportamentos, crenças e representações do consumidor do produtos da moda.

HABILIDADES
Aprender a identificar os padrões de comportamento do consumidor brasileiro para atender suas necessidades e desejos.

BASES TECNOLÓGICAS
Conceitos sobre: técnicas, planejamento e pesquisa; Manuais de trabalhos técnicos; Cronograma de acompanhamento; Formulários de pesquisa.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA UNIDADE CURRICULAR
• Integração Geral
• Fundamentos do comportamento humano
• Teorias Racionais
• Teorias Motivacionais
• Teorias Comportamentais
• As bases sociais sobre o comportamento do consumidor
• As teorias das tipologias
• Teorias existenciais
• Percepção e estímulo
• Consumo e representações sociais
• Família e suas relações com o consumo
• A formação dos grupos
• Consumo e consumerismo
• A compra por impulso
• Marketing e consumo
• O meio social e o consumo
• Pós-Compra e dissonância cognitiva
• Estudo de Caso
• TGI

METODOLOGIA EM SALA DE AULA
• Leitura de textos básicos e complementares;
• Apresentação de conteúdos em power point;
• Análise de pré-projetos e monografias;
• Temas relacionados ao curso para discussões e exercício analítico e crítica do aluno;
• Realização de atividades individuais e em grupo;
• Seminários para verificação efetiva de aplicação do conteúdo
• Execução de projetos experimentais.

INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Nas aulas serão discutidos os assuntos apresentados, juntamente com atividades práticas relacionadas ao tema;
A nota do aluno dar-se-á em forma de prova escrita sem consulta, exercício em aula e apresentação de seminário em equipe, cada um perfazendo 1/3 da nota;
Participação em aula (1/3 da nota) – discussão dos textos, contribuição para a disciplina, envolvimento na equipe, compromisso com as atividades, apresentação dos trabalhos feitos em sala;
25% de faltas acarretam em reprovação automática por freqüência insuficiente:
(Total de 40 aulas [20 encontros] - 10 faltas). Tolerância de 15 minutos para as chamadas (duas por encontro).
OBSERVAÇÕES:
1) PROCESSO DE 2ª CHAMADA DE PROVA: Deve ser solicitado na secretaria no máximo 48h após a data da avaliação, acompanhado de atestado médico ou documentação equivalente, no caso de força maior;
2) NO CASO DE ENTREGA DE TRABALHOS FORA DO PRAZO: Idem ao caso acima, porém, o trabalho concluído deve estar anexado ao processo de solicitação de 2ª chamada de prova.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do Consumidor. São Paulo, Atlas, 2008.
GIGLIO, Ernesto. O comportamento do consumidor.. São Paulo: Pioneira, 2003.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CIDREIRA, Renata P. Os Sentidos da Moda: Vestuário, comunicação e cultura. 2 ed. São Paulo: Annablume, 2005.
OLIVEIRA, Sandra Ramalho e. Moda também é Texto. São Paulo: Edições Rosari, 2007.
SANTANA, Mara Rúbia. Teoria de Moda: Sociedade, imagem e consumo. 2 ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.
SORCINELLI, Paolo. Estudar a Moda: corpos, vestuários, estratégias. São Paulo: Ed. SENAC são Paulo, 2008.
VINCENT-RICHARD, Françoise. As Espirais da Moda. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
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Comportamento do Consumidor

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