INFORMÁTICA APLICADA À MODA

Módulo: TECNOLOGIA DE PROCESSOS E MATERIAIS
Disciplina: Informática Aplicada na Moda -  Modalidade: Presencial                              
Carga horária: 66 Horas.

Ementário:
Ficha Técnica e especificações técnicas da modelagem; Usos das ferramentas do Pacote Adobe: Técnicas de apresentação de projetos em power point; Diagramação: usos e aplicações em fichas técnicas; Estrutura da Ficha; Técnicas para desenho digital com linguagem tridimensional das peças; técnicas de desenhos digitais; aplicação de cores em material gráfico; usos de ferramentas digitais em materiais e catálogos, projetos e materiais para impressão.
Modos de segurança e gerenciamento de dados

Habilidades e Atitudes:
1.  Analisar, identificar e decidir intencionalmente sobre os pontos críticos para construção de uma arquitetura de processos;
2.  Utilizar as ferramentas do Pacote Adobe para apresentação de material gráfico com qualidade técnica e visão profissional e empresarial
3.  Aplicar os conhecimentos básicos de informática aplicando-os aos materiais e segmentos da moda, como ficha técnica, apresentação de material ilustrativo e documentos inerentes à produção gráfica em moda;
4.  Utilizar os conhecimentos inerentes à informática aplicada e ferramentas do Pacote Adobe para tratamento de imagens, qualidade de materiais gráficos e apresentação de conteúdos impressos e eletrônicos do setor de moda;
5.  Conhecer, aplicar, e demonstrar os recursos de informática aplicada para conduzir o dia-a-dia de trabalho de uma empresa, seja um ateliê, empresa de moda, consultoria e agências de comunicação.
6.  Entender e utilizar as ferramentas tecnológicas, visando produzir conteúdo e materiais gráficos no segmento da moda;
7.  Identificar as necessidades do cliente, oferecendo-lhe soluções inovadoras em termos de conteúdos gráficos produzidos em projetos gráficos e ilustrativos, como: catálogos, fichas técnicas e materiais impressos de moda. 

Bibliografia Básica:
MARCOS, Jorge. Microsoft Office Excel 2003: passo a passo Lite. São Paulo: Pearson, 2011. E-book
MANZANO, André Luiz N. G. Estudo dirigido de Microsoft Office Word 2007 avançado. São Paulo: Érica, 2010.
MANZANO, André Luiz N. G. Estudo dirigido de Microsoft Office Powerpoint 2007.   São Paulo: Érica, 2011.

Bibliografia Complementar:
COX, Joyce; FRYE, Curtis; LAMBERT, Steve & ET AL. Microsoft Office System 2007. Porto Alegre: Artmed, 2008.

CAPRON, h. l. Johnson. Introdução à Informática. 8ª ed. São Paulo: Ed. Person, 2010. E-book

MANZANO, André Luiz N. G. Estudo dirigido de Microsoft Office Excel 2007. 2. ed. São Paulo: Érica, 2008.

MCFEDRIES, Paul. Fórmulas e funções com Microsoft Office Excel 2007. São Paulo: Pearson, 2011. E-book

SILVA, Mario Gomes. Informática: terminologia básica: Microsoft Windows XP, Microsoft Office Word 2007, Microsoft Office Excel 2007, Microsoft Office Access 2007, Microsoft Office PowerPoint 2007. 2. ed. São Paulo: Érica, 2010.
SURIANI, Rogério Massaro; CASTILLO, Elaine Bellinomini. Windows XP. São Paulo: Senac, 2007.

Conteúdo Programático:01. Aula inaugural – apresentando conceitos epistemológicos do curso e da disciplina.

02. Apresentação princípios básicos de design e seus elementos composicionais: cores, formas e estética x conteúdo.
03. Etapas e métodos do processo de criação nas agências de Publicidade e nos estúdios de Design.
04. Definição de vetor, bitmap, fontes e textos artísticos no processo de produção gráfica.
05. Demonstração dos programas gráficos de impressão: Photoshop
06. Exercícios no Photoshop para tratamento de imagem I
07. Exercícios no Photoshop para tratamento de imagem II
08. Exercícios no Photoshop para fotocomposição
09. Demonstração dos programas gráficos de impressão: Illustrator
10. Exercícios no Illustrator para criação de ficha técnica
11. Exercícios no Illustrator para criação de ficha técnica
12. Exercícios no Illustrator para criação de layout
13. Demonstração dos programas gráficos de impressão: InDesign
14. Exercícios no InDesign para criação de catálogo
15. Exercícios no InDesign para criação de catálogo II
16. Exercícios no InDesign para criação de catálogo  III
17. Criação de um projeto de apresentação do TGI
18. Criação de um projeto de apresentação do TGI II
19. Criação de um projeto de apresentação do TGI III
20. Apresentação de projetos, atribuição de conceitos e encerramento
_________________________________________________________


Bibliografia Design de Moda

HORIE, Ricardo Minoru; OLIVEIRA, Ana Cristina Pedrozo. Crie projetos gráficos com Photoshop CS4, CorelDRAW X4 e InDesign CS4 em português. São Paulo: Érica, 2009.
FIDALGO, João Carlos de Carvalho. Diagramação com InDesign CS3. 2.ed. São Paulo: Érica, 2008.
FIDALGO, João. Diagramação com indesign: cs3. São Paulo: Ed. Brasport, 2007.
ANDRADE, Marcos Serafim de. Adobe Photoshop CS4. São Paulo: Senac, 2009.
CARRAMILLO NETO, Mário. Produção Gráfica II: Papel, Tinta, Impressão e Acabamento. São Paulo: Global Editora, 1997.
RIBEIRO, Milton. Planejamento visual gráfico. 10.ed. Brasília: LGE, 2007.
HURLBURT, Allen. Layout: o design da pagina impressa. São Paulo: Nobel, 1999.
DALTO, Darlene. Processo de criação. São Paulo: Marco Zero, 1993.
CESAR, Newton. Direção de arte em propaganda. 2.ed. São Paulo: Futura, 2001.
BERTOMEU, João Vicente Cegato (Org.). Criação visual e multimídia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
HETEM, Annibal Junior. Computação Gráfica. Editora: LTC. 2006.
TIMOTHY, Sâmara. Grid: construção e desconstrução. São Paulo: Ed. Cosac Naify, 2008.
MORAIS, Felipe. Planejamento estratégico digital. São Paulo: Ed. Brasport, 2009.
Revista Design Gráfico - Editora Market Press. São Paulo, 2009.
___________________________________________________
Links Relacionados
Como Criar uma Revista no Adobe InDesign
Como criar arquivo para impressão no InDesign



links de pesquisa de vitrines temáticas:

1. vitrine de moda

Relacionar as vitrines sem temática, as semi-temáticas ou pseudo-temáticas e as tematizadas, com o intuito de compreender a contextualização das peças exibidas para atribuição de conceitos, valores, segurança,etc.para o usuário/consumidor final ou consumidores.

Entregar relatório da visita técnica, com essa pesquisa acima em forma de texto. Relacione a composição de vitrines com os elementos visuais/estéticos, a semântica e a pragmática proposta pelas marcas aos seus públicos-alvo. (valor de 1,0 ponto) na AC1.


Revisão para a AR - conteúdo
  • As funções do Photoshop e Illustrator;
  • O que é um vetor e para que serve;
  • Como se pesquisa imagens por temas na internet;
  • Como se tira o fundo de uma imagem;
  • Como se salva uma imagem com fundo transparente;
  • Quais são os principais formatos de arquivos utilizados para impressão e web (JPEG, PNG, TIFF, RAW, PDF, EPS);
  • Formatos nativos do Illustrator (.ai), do Photoshop (.psd), InDesign (.indd);
  • Quais as funções de um .PDF;
  • Como se trabalha o tamanho e a qualidade de resolução de imagem;
  • O que a informática contribui para um designer de moda.
_______________________________________________________

Lojas de Moda são maioria no
e-commerce brasileiro

http://www.wbibrasil.com.br

A mais recente pesquisa do Sebrae sobre o varejo online indicou que os e-commerces de moda representam 33% do número total de lojas online, superando o comércio de casa e decoração (19%), informática (12%) e eletrônicos/telefonia (11%).


Entretanto, a pesquisa também indica um número preocupante: o custo com logística reversa representa em média, 3,5% do total do faturamento das lojas e confirma as trocas e devoluções, como as principais vilãs das vendas online. 
A logística reversa ocorre principalmente devido à insatisfação do comprador com o tamanho do produto ou cor (32%), defeito do produto (25%), arrependimento (25%), produto danificado (23%), pedido incorreto (21%), entre outros (20%).
Segundo a 2ª Pesquisa Nacional do Varejo Online, realizada pelo Sebrae em parceria com o E-Commerce Brasil, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os principais destinos das vendas de e-commerce. E no geral, canais como busca orgânica, e-mail marketing, links patrocinados e redes sociais são os personagens principais da concretização de vendas online.

Em comparação com o ano anterior, a taxa de conversão teve uma pequena queda de 1,7% para 1,5% em 2015. Já a taxa de abandono de carrinho diminuiu de 57,7% em 2014 para 38% em 2015. O número de pedidos por mês também diminuiu de 137 em 2014 para 90 em 2015. Esses dados indicam onde e como os e-commerces devem aperfeiçoar os serviços para converter leads em clientes.

A pesquisa, divulgada durante o Fórum E-Commerce Brasil 2015, foi realizada por meio de formulário eletrônico com mais de 800 entrevistados entre 15 de maio e 8 de junho de 2015 pelo Sebrae em parceria com o E-Commerce Brasil.
_______________________________________________________



Ferramenta Seleção
         F1
Ferramenta Edição de Nós
         F2
Ferramenta Zoom
         F3
Ferramenta Retângulo
         F4
Ferramenta Elipse
         F5
Ferramenta Polígonos
        *
Ferramenta Espiral
         F9
Ferramenta Mão livre
         F6
Ferramenta Mão Bezier
   Shift F6
Ferramenta Caneta Caligráfica
  Ctrl F6
Ferramenta Texto
         F8
Ferramenta Conectores
       Ctrl F2
Ferramenta Criar Gradientes
       Ctrl F1



                Ctrl +
A Selecionar 
B Barra de Rolagem 
C Copiar 
D Duplicar 
F Encontrar 
G Agrupar 
I Importar 
J Tipologia Dinâmica
K Combinar 
L Simplificar 
Novo 
Abrir 
Imprimir 
Sair
R Réguas 
S Salvar 
U Desagrupar 
V Colar 
X Cortar 
Y Refazer 
Z Desfazer 
F6 Desenhar Linhas Caligráficas
Diferença de Caminho 
+ União de Caminho 
* Intersecção de Caminho 
/ Divisão de Caminho



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Discurso Steve Jobs

Seguidores

Anjo Hahahel