PRÁTICAS DE LABORATÓRIO

Disciplina: PRÁTICAS DE LABORATÓRIO
Horas Semana - 04 e Total - 80
Oferecido para o Curso de  TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO VISUAL 

Competências:
1 - Estabelecer e organizar as fases de desenvolvimento de um projeto, visando à programação e planejamento.
2 - Conhecer as ferramentas dos softwares relacionados ao ambiente Matricial e Vetorial.
3 - Reconhecer os pressupostos e ferramentas técnicas de criação aplicadas em laboratórios de criatividade, a partir do conhecimento das necessidades e exigências dos clientes.

Habilidades:

1 – Desenvolver projetos gráficos utilizando as ferramentas da editoração eletrônica.
2 – Utilizar ferramentas eletrônicas de editoração de textos e ilustração, retoque de imagens, fotos de animação de imagens.
3 – Definir os recursos gráficos (textuais e imagéticos), bem como suas aplicações em meios e veículos de comunicação.

Bases Tecnológicas:

Técnicas e práticas de laboratório;
Criatividade em recursos tecnológicos;
Práticas de linguagens bi e tridimensionais;
Recursos de criação e produção gráfica;
Manuais técnicos de linguagens eletrônicas.

Conteúdo Programático:

1. Aula inaugural – apresentando conceitos epistemológicos do curso e da disciplina.
2. Apresentação princípios básicos de design e seus elementos composicionais: cores, formas e estética x conteúdo.
3. Etapas e métodos do processo de criação nas agências de Publicidade e nos estúdios de Design.
4. Definição de vetor, bitmap, fontes e textos artísticos no processo de produção gráfica.
5. Demonstração dos programas gráficos de impressão: Photoshop
6. Exercícios no Photoshop para tratamento de imagem I
7. Exercícios no Photoshop para tratamento de imagem II
8. Exercícios no Photoshop para fotocomposição
9. Demonstração dos programas gráficos de impressão: Illustrator
10.Exercícios no Illustrator para criação de logotipo em vetor I
11.Exercícios no Illustrator para criação de logotipo em vetor II
12.Exercícios no Illustrator para criação de layout de anúncio impresso
13.Demonstração dos programas gráficos de impressão: InDesign
14.Exercícios no InDesign para criação de release I
15.Exercícios no InDesign para criação de release II
16.Exercícios no InDesign para criação de newsletter
17.Criação de um projeto de papelaria
18.Criação de um manual de identidade visual
19.Criação de um projeto de sinalização corporativa
20.Apresentação de projetos, atribuição de conceitos e encerramento

Bibliografia Básica:

BARRETO, R.M. Criatividade em propaganda. 12.ed. São Paulo: Summus, 2005;
REDIG, Joaquim. Sobre desenho industrial. São Paulo: Ed. Ritter dos Reis, 2005;

Bibliografia
Complementar:
EDWARDS, Betty. Desenhando com o lado direito do cérebro. Rio de Janeiro: Ediouro. 1984.
WHEELER, Alina. Design de identidade da marca. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

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Bibliografia 2014 Design Gráfico

HORIE, Ricardo Minoru; OLIVEIRA, Ana Cristina Pedrozo. Crie projetos gráficos com Photoshop CS4, CorelDRAW X4 e InDesign CS4 em português. São Paulo: Érica, 2009.
FIDALGO, João Carlos de Carvalho. Diagramação com InDesign CS3. 2.ed. São Paulo: Érica, 2008.
ANDRADE, Marcos Serafim de. Adobe Photoshop CS4. São Paulo: Senac, 2009.
CARRAMILLO NETO, Mário. Produção Gráfica II: Papel, Tinta, Impressão e Acabamento. São Paulo: Global Editora, 1997.
RIBEIRO, Milton. Planejamento visual gráfico. 10.ed. Brasília: LGE, 2007.
HURLBURT, Allen. Layout: o design da pagina impressa. São Paulo: Nobel, 1999.
DALTO, Darlene. Processo de criação. São Paulo: Marco Zero, 1993.
CESAR, Newton. Direção de arte em propaganda. 2.ed. São Paulo: Futura, 2001.
BERTOMEU, João Vicente Cegato (Org.). Criação visual e multimídia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

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Links relacionados
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https://www.printed.com/templates/
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Download de Programas de Edição de Texto Gratuitos
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Elaboração de CARTAZES

Cartaz (também chamado pôster) é um suporte, normalmente em papel, afixado de forma que seja visível em locais públicos. Sua função principal é a de divulgar informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético. Além da sua importância como meio de publicidade e de informação visual, o cartaz possui um valor histórico como meio de divulgação em importantes movimentos de caráter político ou artístico. 
Dicas importantes
O cartaz serve para motivar ou divulgar, para isso ele deve ser bem apresentado.
Atraente: as pessoas passam apressadas e só um cartaz interessante pode chamar-lhes a atenção.
Simples: para ser entendido rapidamente. A mensagem deve ser clara, breve, precisa. Tratar de um só assunto, eliminando o que não for essencial.
Ilustração: A ilustração deve ser auto-explicativa. Use apenas símbolos que se identifiquem facilmente com a mensagem.
Texto: poucas palavras, mas bem significativas e adequadas ao público alvo. A letra deve ser bem legível.
Cor: o cartaz deve apresentar cores vivas e contrastantes, exatamente para chamar a atenção do público.
Distribuição dos elementos: Texto e gravura devem ser distribuídos de forma agradável, requer-se, então:
Harmonia: se apresenta uma coisa pesada, uma carga de caminhão, por exemplo, a letra não pode ser muito delicada, nem as cores muito suaves. Se apresenta algo delicado, perfume, por exemplo, levará cores mais vivas e letras mais finas.
Unidade e ritmo: todos os elementos devem estar em concordância entre si, e ter a sua importância na transmissão da mensagem central. A posição das figuras é muito importante. Elas devem sempre estar voltadas para o centro visual dirigindo o olhar do público para a mensagem. Se voltadas para as margens, dispersam a atenção.
Foco: entre várias coisas, destacar aquilo que quer dar mais importância, indicando-o pelo tamanho, posição, cor, forma.
Balanço ou equilíbrio: é a disposição dos elementos de forma a equilibrar o espaço do cartaz. Não colocar tudo num canto, ou tudo no meio.
(Revista Família Cristã, 11/1974, p. 62)


Como fazer um cartaz que chama a atenção?
O cartaz (ou pôster) é uma maneira simples e bastante funcional de comunicar mensagens importantes para um público relativamente grande. O mais importe de se destacar sobre este assunto é que os cartazes devem ser necessariamente simples, algo que as pessoas olham e entendem a mensagem em questão de segundos. Por isso a mensagem que ele passa deve ser instantânea: a pessoa olha, vê uma imagem, um texto objetivo e entende. Simples assim!
Partindo desse princípio é fácil deduzir que tudo num pôster deve ser simples, claro e objetivo. Mas atenção, isso não quer dizer que ele tem que ser “sem graça”! Ao contrário, ele deve ser criativo, agradável e até mesmo apelativo. O texto deve ser grande, chamativo e reduzido ao máximo e as imagens devem ser vistosas e de fácil entendimento. Falando em imagens, estas devem ser poucas, no máximo duas! A grande maioria dos cartazes é feito com apenas uma imagem. Alguns sequer têm texto!
Considerando que o objetivo principal de um cartaz é chamar a atenção das pessoas com uma quantidade relativamente baixa de informações é imprescindível que este contenha dados de contato, como site, telefone, e-mail, etc. Dessa maneira o público interessado saberá onde conseguir mais informações.
Feito o pôster vem a última etapa, que deve ser cuidadosamente pensada: Aonde ele será colocado? Essa etapa é talvez a mais importante no que se refere a cartazes, pois não adianta nada você desenvolver o melhor cartaz do mundo se ninguém o vir! Sendo assim lembre-se sempre de escolher um local com grande circulação de pessoas.
Por fim é bom destacar que os pontos-chave sejam visíveis a mais ou menos 2 metros de distância do lugar onde as pessoas passam. Se ficar a uma distância muito maior do que esta é possível que o mesmo passe despercebido.
14 de Set de 2012
http://www.printi.com.br/blog/como-fazer-um-cartaz-que-chama-atencao






























Formato A3 vertical - 29,7 x 42cm
Acabamento: Couchê 170g fosco
Tipo de Impressão: Laser colorido (CMYK)
O trabalho será apresentado como a 1ª avaliação do semestre. Será realizado Individualmente ou em dupla, apenas.
Haverá a necessidade de muita concentração e envolvimento, esforço, aplicação e colaboração.
Se assim for, conforme a qualidade estética conquistada, faremos uma exposição dessas peças gráficas nos corredores da Instituição.

Composição
Vetores: Logomarca, ícones, Grafismos e Illustrações;
Bitmaps: sobreposição de imagens com, no mínimo, 3 planos, além do pano de fundo.
Fontes: Textos artístico - título, subtítulo e slogan;
Textos de parágrafo - descritivo de produto/serviço, slogan e demais informações de rodapé.

Programas utilizados: Illustrator, Photoshop e Internet.

Prazo: 3 semanas - 7 a 12 de abril de 2014

Temas:
Atualidades - propaganda ideológica
Produto - propaganda promocional
Marca - propaganda institucional
Arte, Cinema e Música - propaganda de lançamento ou divulgação

Processo/ Cronograma
Escolha do tema - Pesquisa de referências (banner) - (3) Escolhas e apropriações - Adaptação à necessidade - Elaboração da linguagem apropriada ao público - Produção do layout - Apresentar para aprovação - Acabamento - Impressão.

Conceito
A peça deve ter um conceito elaborado através de uma frase de efeito, provavelmente a partir da chamada e do slogan, mas que se completa nas imagens escolhidas.


Essa combinação palavra/imagem fará ressoar a intencionalidade da mensagem, a dramaticidade do discurso em sua eloquência, conforme a adequação de uma linguagem apropriada ao público-alvo. Para isso deve-se imaginar o contexto envolvido, colocar-se no lugar desse público como se estivesse diante do cartaz, imaginando qual será a sua reação sobre a sua produção. Se além de informar, a sua peça, o cartaz, conseguir encantar, fazendo com que o público guarde a informação e a retransmita para outras pessoas, o processo comunicacional se completa com êxito. A criação está nas escolhas, apropriações, combinações necessárias para atingir a linguagem ideal. Nesse caso podemos dizer que se alcançou a eficiência comunicacional. Temos aí uma mensagem impactante e contagiante, capaz de fazer repercutir a informação até que se atinja o objetivo almejado, ou mesmo, ultrapasse barreiras causando um sucesso absoluto.

Para se criar um cartaz é preciso primeiramente escolher um tema de interesse.

O exercício é aflorar a competência do SABER ESCOLHER imagens relevantes, que consigam transmitir ao espectador as impressões que o enunciador planejou.

A fase da pesquisa é a ocasião onde se COMPARAM imagens e demais elementos gráficos, como a tipografia - desenho das letras - e a iconografia- conjunto de ícones, grafismos e illustrações presentes na programação visual/estética. Uma PROPOSTA VISUAL com seu conteúdo de informação vinculado só pode ser considerada eficiente se foram feitas boas ESCOLHAS na fase de PESQUISA, desde que bem COMBINADOS esses elementos SELECIONADOS. Pois é aí que está o segredo da criação, na crença do cumprimento do processo seletivo sem atalhos, que se verifica na comparação e análise de cada um dos recursos levantados por um critério muito apurado, dado pela combinação ideal e necessária para se estabelecer uma linguagem adequada ao público destinado, com um padrão estético convincente/ possível/verossímil.
A diferença de um designer para um micreiro, é que o primeiro não apenas segue conceitos, padrões estéticos, critérios, normas, etc, mas sabe a importância do que já foi criado, daquilo que já foi produzido e já está disponível, estabelecido como modelo/paradigma.
Então só se pode quebrar um paradigma conhecendo-o a fundo, para que se consiga recombinar seus elementos criando algo melhor inquestionavelmente.
A criação propriamente dita só pode começar a partir do momento em que se consegue entender/atingir uma linguagem pré-estabelecida. Há aqueles que chamam isso de moda, ou tendência. Em alguns poucos casos, fala-se sobre inovação, mas o que se precisa acertar é, fundamentalmente, na confecção de um estilo que sempre funcionará, ou seja, do clássico, ou aquilo que é indestrutível ou inquestionável. Para isso se convencionou chamar de legítimo.Não hánada mais funcionale garantido que forjar um estilo clássico. Muitos tentam, mas pouquíssimos conseguem bater esse marco.A consagração do design acontecepela combinação do que funciona com o que é vantajoso. Daí pode-se concluir que se trata de um clássico-inovador, o sonho de consumo que qualquer empresário, empreendedor ou executivo almeja para sua empresa.

O Tema
Ao assunto ou à estratégia de abordagem dá-se o nome de tema.
Trata-se de toda composição temática necessária para se expor um propósito.
No caso de um anúncio impresso seria o produto ofertado. Mas esse, por sua vez, precisa de um tema para ser apresentado.
A ambientação do cenário, a escolha de modelos, personagens, bem como a situação, o assunto e a ocasião, fazem parte do tema. Depois disso será preciso partir para a próxima etapa, que consistem em fazer a busca de referências.

A busca de referências
Toda pesquisa, escolha e catalogação de exemplos, feitas principalmente pela internet, devem seguir um rigor e objetividade para que não se perca tempo em demasia.É uma grande competência essa agilidade na tomada de decisão assertiva.

Na agência de publicidade, o diretor de arte tem um tempo estimado para conceber cada peça. Quanto mais rápida for a solução estética para a peça gráfica, maior sua capacidade de equacionar as campanhas. Supondo que no período de um mês esse profissional se ocupe de 4 campanhas. Se, em média, cada campanha publicitária é composta de 10 a 15 peças, o dir. de arte consegue solucionar essa mesma quantidade de produções por semana, ou seja, duas peças por dia.




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Como registrar marca no INPI: um guia rápido
Naming - Passo a Passo




20 sites para baixar imagens gratuitamente
por Gestor de Marketing
Uma imagem vale mais que mil palavras, é com este pensamento que o Catraca Livre separou uma lista com 20 sites para baixar fotos, ilustrações e ícones gratuitamente. As imagens podem ser utilizadas em trabalhos acadêmicos, sites, blogs, apresentações de slides e em alguns casos é possível até o uso comercial. Conheça as opções e aproveite ao máximo:

Veer – É um site que vende imagens e semanalmente oferece uma galeria com imagens grátis.
Public-Domain-Photos – 5 mil fotos e mais de 8 mil ilustrações, todas de domínio público e em alta qualidade para uso em qualquer material, inclusive comercial.
Pixel Perfect Digital – O diferencial são as fotos publicadas por fotógrafos profissionais ou semi-profissionais.
Image After – As fotos são separadas por temas e o usuário pode escolher o tamanho que deseja baixar. O site possui muitos anúncios levando para bancos de imagens pagas.
Design Packs – Reúne as fotos gratuitas em pacotes prontos para download, como por exemplo dinheiro e luzes.
Free Range Stock – O site é uma comunidade de fotógrafos. É preciso se registrar para fazer o download.
Cepolina – Com mais de 16 mil imagens de viagens e de natureza o site disponível em 17 línguas é organizado por centenas de categorias. O destaque é poder escolher as imagens por cor, o que pode facilitar na hora de buscar.
Stock.XCHNG – O site possui uma busca rápida com mais de 350 mil imagens de máxima qualidade. É mantido pela Getty Images, que adiciona anúncios de fotos no site. Para fazer o download é preciso completar um registro rápido.
Morguefile – Uma vitrine para novos fotógrafos disponibilizarem suas fotos para uso pessoal ou comercial.
Toasto – É um site simples de fotos gratuitas tiradas por um único fotógrafo. A escolha pode ser feita através das categorias, entre elas comidas e bebida, flores e conceitos e objetos e coisas.
Photogen – Os usuários registrados podem baixar e utilizar as imagens tanto para projetos comerciais como para uso pessoal.
Free Digital Photos – As imagens estão disponíveis em alta qualidade organizadas em categorias. O site convida os usuários, fotógrafos e ilustradores a publicarem suas imagens.
NOAA Photo Library Criado pela instituição responsável pelo registro oceânico e atmosférico dos Estados Unidos, o site conta com mais de 32 mil fotos e registros publicados. Tem como objetivo disponibilizar os itens para que os cidadãos estudem o clima americano.
Burningwell – Seu layout deixa a desejar, mas sua busca rápida e a escolha das imagens por alta ou baixa qualidade faz com que o banco seja muito útil.
Backgrounds Archive – Publique e baixe papéis de parede para seu computador ou para suas redes sociais.
PDPhoto – Um banco de imagens de domínio público para download grátis.
WP Clipart – Este é o local para achar ilustrações em clipart, aqueles famosos desenhos gráficos.
Uncle Sam’s Photos O site reúne os bancos de imagens grátis dos Estados Unidos. O usuário pode encontrar imagens segmentadas como militares, ciência, saúde, entre outros.
Texture King – Baixe mais de 300 texturas diferentes com alta qualidade.
IconArchive – É um site com mais de 200 mil ícones para utilizar na web ou em qualquer outro trabalho. No site é possível favoritar seus itens favoritos e buscar por cor
Referências para o Projeto Cartaz

http://graphicdesignjunction.com/2014/06/fifa-world-cup-2014-posters-flyers-and-illustrations/
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Acesse também o link Poster Lollapalooza







































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Pacote Adobe pelo UTorrent
01. Primeiramente baixe ou atualize seu ANTIVÍRUS
02. Em seguida baixe o programa uTorrent e o instale na sua máquina:

Adobe Master Collection CS6 - Pacote completo de programas gráficos
Nessa página do link abaixo, clique no ícone: GET THIS TORRENT
Automaticamente ele abrirá o programa uTorrent ou abrirá uma janela para você confirmar a transferência do arquivo para o seu computador.

Adobe Portable CS6 - rodam mesmo a partir de um simples pendrive

•. O crack é a quebra de senha, feito por um programa chamado Keygen. Este deve ser instalado antes de instalar o pacote adobe. Ele gera a senha que os programas pedirão.

Na pasta do crack há um texto em inglês que deve ser convertido em português no google. Siga essas instruções para o processo de instalação.

Para baixar pelo UTorrent, é preciso antes:
1. Ter um bom antivírus instalado e atualizado no seu PC;
2. Instalar o programa UTorrent (obrigatório para fazer baixar);
3. Baixar o pacote CS6 e o KeyGean;
4. Seguir o passo-a-passo do KeyGean (traduzir no Google).

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