PRÁTICAS DE LABORATÓRIO

Competências: 
1. Estabelecer e organizar as fases de desenvolvimento de um projeto, visando à programação e planejamento.
2. Conhecer as ferramentas dos softwares relacionados ao ambiente Matricial e Vetorial.
3. Reconhecer os pressupostos e ferramentas técnicas de criação aplicadas em laboratórios de criatividade, a partir do conhecimento das necessidades e exigências dos clientes.

Habilidades: 

1. Desenvolver projetos gráficos utilizando as ferramentas da editoração eletrônica.
2. Utilizar ferramentas eletrônicas de editoração de textos e ilustração, retoque de imagens, fotos de animação de imagens.
3. Definir os recursos gráficos (textuais e imagéticos), bem como suas aplicações em meios e veículos de comunicação.

Bases Tecnológicas: 
Técnicas e práticas de laboratório;
Criatividade em recursos tecnológicos;
Práticas de linguagens bi e tridimensionais;
Recursos de criação e produção gráfica;
Manuais técnicos de linguagens eletrônicas.

Conteúdo Programático: 
1. Aula inaugural – apresentando conceitos epistemológicos do curso e da disciplina.
2. Apresentação princípios básicos de design e seus elementos composicionais: cores, formas e estética x conteúdo.

3. Etapas e métodos do processo de criação nas agências de Publicidade e nos estúdios de Design.
4. Definição de vetor, bitmap, fontes e textos artísticos no processo de produção gráfica.
5. Demonstração dos programas gráficos de impressão: Photoshop
6. Exercícios no Photoshop para tratamento de imagem I
7. Exercícios no Photoshop para tratamento de imagem II
8. Exercícios no Photoshop para fotocomposição
9. Demonstração dos programas gráficos de impressão: Illustrator
10.Exercícios no Illustrator para criação de logotipo em vetor I
11.Exercícios no Illustrator para criação de logotipo em vetor II
12.Exercícios no Illustrator para criação de layout de anúncio impresso
13.Demonstração dos programas gráficos de impressão: InDesign
14.Exercícios no InDesign para criação de release I
15.Exercícios no InDesign para criação de release II
16.Exercícios no InDesign para criação de newsletter
17.Criação de um projeto de papelaria
18.Criação de um manual de identidade visual
19.Criação de um projeto de sinalização corporativa
20.Apresentação de projetos, atribuição de conceitos e encerramento


Bibliografia Básica: 

BARRETO, R.M. Criatividade em propaganda. 12.ed. São Paulo: Summus, 2005;REDIG, Joaquim. Sobre desenho industrial. São Paulo: Ed. Ritter dos Reis, 2005;


Bibliografia Complementar: 
EDWARDS, Betty. Desenhando com o lado direito do cérebro. Rio de Janeiro: Ediouro. 1984.
WHEELER, Alina. Design de identidade da marca. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.
EDWARDS, Betty. Desenhando com o lado direito do cérebro. Rio de Janeiro: Ediouro. 1984.
WHEELER, Alina. Design de identidade da marca. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2008. 
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Bibliografia específica de Design Gráfico
HORIE, Ricardo Minoru; OLIVEIRA, Ana Cristina Pedrozo. Crie projetos gráficos com Photoshop CS4, CorelDRAW X4 e InDesign CS4 em português. São Paulo: Érica, 2009.
FIDALGO, João Carlos de Carvalho. Diagramação com InDesign CS3. 2.ed. São Paulo: Érica, 2008.
ANDRADE, Marcos Serafim de. Adobe Photoshop CS4. São Paulo: Senac, 2009.
CARRAMILLO NETO, Mário. Produção Gráfica II: Papel, Tinta, Impressão e Acabamento. São Paulo: Global Editora, 1997.
RIBEIRO, Milton. Planejamento visual gráfico. 10.ed. Brasília: LGE, 2007.
HURLBURT, Allen. Layout: o design da pagina impressa. São Paulo: Nobel, 1999.
DALTO, Darlene. Processo de criação. São Paulo: Marco Zero, 1993.
CESAR, Newton. Direção de arte em propaganda. 2.ed. São Paulo: Futura, 2001.
BERTOMEU, João Vicente Cegato (Org.). Criação visual e multimídia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

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A relação do Branding e o Sistema de Identidade Visual


METODOLOGIAS DO DESIGN DE SISTEMAS DE IDENTIDADES VISUAIS
Existem diversos autores que descrevem processos de criação e construção de sistemas de identidades corporativas. Abaixo, podemos ver e analisar alguns resumos esquemáticos bem simplificados desses autores:


METODOLOGIA DEFENDIDA POR PEÓN (2011)
Metodologia Peón
METODOLOGIA DEFENDIDA POR REZENDE (1979)
Metodologia Rezende

METODOLOGIA DEFENDIDA POR WHEELER (2008)
Metodologia Wheeler
Analisando as metodologias acima, podemos concluir que todas elas tem uma fase de investigação e pesquisa, além de uma fase de execução e implementação da solução. Esse processo de construção de marcas amplia e fica mais complexo com a inclusão do Branding. Note que a metodologia de Wheeler possui mais etapas e adiciona itens como: pontos de contato e gestão de ativos; que por sua vez são itens mais subjetivos e estratégicos.

Links relacionados
Printed Brochure - Modelos de Folders (downloads)
https://www.printed.com/templates/
brochure_printing_templates


Download de Programas de Edição de Texto Gratuitos
PagePlus Starter Edition 
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Links dos  programas gráficos para download
MICROSOFT Office PRO Plus 2016 v16.0.4266.1003 RTM + Activator

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