PROJETO GRÁFICO

DISCIPLINA: PROJETO GRÁFICO
MÓDULO: PRODUÇÃO GRÁFICA - Carga Horária: 66hs

COMPETÊNCIAS:
• Conhecer e aplicar os princípios de gestão em processos de produção gráfica; 
• Delegar o orçamento em projetos gráficos e sua melhor utilização;
• Gestão de pessoas, recursos e cronograma visando à qualidade e cumprimento do tempo e dos recursos em produção gráfica. 

HABILIDADES: 
• Identificar as personagens e seus papéis na produção de materiais gráficos;
• Observar e utilizar as melhores práticas de projetos visando à produção gráfica;   
• Utilização de cronogramas para controles de etapas, objetivos e metas. 

BASES TECNOLÓGICAS: 
• Noções de produção e qualidade em produção gráfica
• Conceitos de Cronograma de Ações e Atividades;
• Gestão do tempo;
• Gestão de orçamentos;
• Controle de programas e etapas do projeto;
• Gestão de pessoas e equipes;
• Conhecimentos de projetos gráficos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA: 
• ANDRADE, Marcos Serafim de.  Adobe ilustrator CS6. São Paulo: Editora Senac, 2013.
• COLLARO, Antonio Celso. Produção gráfica. São Paulo: Pearson Brasil, 2011.
• RIBEIRO, Milton. Planejamento visual gráfico. 10 ed. rev. Brasília: LGE Editora, 2007.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
• BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação visual e multimídia. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
• CASTRO, Alvaro de. Propaganda e mídia digital: a web como a grande mídia do presente. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000.
• DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
• FILATRO, Andrea. Design instrucional: na prática. São Paulo: PEARSON, 2011. 
• PEREIRA. Valério Arriero Pereira. Multimidia computacional: produção, planejamento e distribuição. Santa Catarina: Visual Books, 2001.
______________________________________________________

LINKS
Os elementos da página impressa

____________________________________________________________

Sintagma e Paradigma:
os eixos de seleção e combinação na construção do slogan.

15/03/2010 por carocodejaca
Por: Renato Oliveira, Tatianna Temoteo, Ana Paula, Vanessa Dantas, Claudio Lucena
Dos pares lingüísticos estudados por Sausurre, escolhemos o par Sintagma e Paradigma. Este possibilita fazer a combinação e seleção de palavras e orações em seus eixos. O eixo paradigmático não apenas serve a uma seleção de palavras harmonicamente sonoras, mas também, palavras que possuam, transmitam o mesmo significado. Já o eixo sintagmático possibilita um processo de combinação mais rigoroso, ou seja, estabelecido pelo sistema.
Percebemos a importância destes conceitos aplicados à construção dos slogans publicitários utilizados pelas Redes de Televisão, pois os mesmos devem possuir grande poder de influência na mente do receptor. Deste modo, existe um elevado grau de dificuldade para alcançar a seleção e a combinação perfeitas entre tais palavras.
Baseados nos exemplos seguintes: É possível fazer substituições de forma a abrir possibilidades de novos slogans sem perder a estrutura sintagmática e paradigmática, continuando assim com o poder de influência na mente do consumidor?
“Com você é Melhor.” – Rede Record
Prazer em ver.” – Band
A gente se vê por aqui.” – Rede Globo
A TV que agradece o seu carinho.” – Sbt
________________________________________________________________________

Programação visual, projeto gráfico e planejamento gráfico

A programação visual corresponde ao projeto gráfico das publicações. Não existe uma forma mais ou menos correta de compor uma peça gráfica nem regras fixas, apenas princípios baseados na tradição de séculos de tipografia, e também uma série de fatores de ordem conjuntural que devem ser considerados na hora de produzi-la. Para isso, devem ser analisados todos os dados do problema.
O projeto gráfico contém todas as indicações de uma publicação, quer seja um livro, quer seja um simples fôlder. É necessário adequar a forma ao conteúdo, ao tipo de usuário e ao uso que este fará dela.
Cabem, portanto, algumas perguntas e o uso do bom senso para que o produto final seja adequado e atinja seus propósitos.
Algumas perguntas que devem ser feitas na hora de analisar o problema:
A que público será direcionada a publicação, isto é, faixa etária, nível de instrução, etc.?
Qual o objetivo da publicação? Como vai ser manuseada e como a informação está organizada, quer dizer, é material didático, de consulta ou de leitura?
Quais são os recursos financeiros disponíveis para executar o trabalho?
O trabalho deve ter soluções gráficas simples ou pode ser mais sofisticado?
O trabalho será impresso em policromia?
Qual o caráter ou o estilo – imagem desejada – da publicação?

Exemplo:
O relatório anual de uma empresa não pode ser formalizado como um romance. No primeiro, é necessário levar em consideração a imagem institucional da empresa em questão; enquanto, no segundo, é necessário pensar no conteúdo, na história.
Qual o número provável de páginas, isto é, o conteúdo é vasto, como uma enciclopédia, ou limitado, como um relatório de pesquisa?
Qual a durabilidade? Vai ser usado por muito ou por pouco tempo?
Qual a flexibilidade exigida? É necessário atualizar ou acrescentar páginas?
Para quem ocupa a posição de gerenciamento, as respostas a tais perguntas vão constituir o conjunto de diretrizes que nortearão todo o planejamento editorial.


Elementos do projeto gráfico

Os elementos básicos, descritos a seguir, são definidos para a capa e o miolo, componentes de uma publicação que interessam ao projeto gráfico.

Diagramação
São duas as relações que estão presentes no objeto impresso: uma, do impresso com o público que vai manuseá-lo; e outra, dos elementos do projeto gráfico entre si, os quais constituem um conjunto – a diagramação.
A diagramação é a relação harmônica de quatro elementos essenciais: espaço da página, mancha gráfica, tipologia e ilustrações.
A diagramação define os critérios para o uso do espaço disponível, criando linhas imaginárias que relacionam geometricamente todos os elementos que fazem parte do trabalho. Dimensiona e especifica a tipologia de títulos e textos, bem como os entrelinhamentos e o espacejamento entre letras. Por fim, posiciona as ilustrações e os outros elementos gráficos, como fios, vinhetas, etc.
Títulos, subtítulos e subtítulos, assim como legendas, notas de rodapé e referências bibliográficas são classificados segundo o seu valor no texto, por meio da distinção de tipologia e da disposição no texto e na página. Assim, um título terá corpo e variante diferentes dos empregados para um subtítulo; uma nota de rodapé ou uma legenda serão inscritas num lugar específico e com um corpo apropriado; as referências bibliográficas constarão no final de cada capítulo ou no final da publicação.
Um bom exemplo dessa definição de critérios é a capa de um livro, que tem grande importância comercial: é o primeiro contato do público com o produto. Sua diagramação tem de ser coerente com a diagramação do miolo, além de representar o conteúdo.

Tipologia
Tipologia é a coleção de caracteres tipográficos utilizados num projeto gráfico.
Na escolha da tipologia, deve-se considerar o objetivo da publicação, o tipo e a escolaridade do usuário, o formato da publicação, além do caráter que se quer enfatizar e que é extraído do conjunto da obra.
Se a tipologia escolhida é atraente e convidativa, condizente com a proposta, o propósito de ler tornar-se-á uma tarefa prazerosa. O objetivo, afinal, é este: a tipologia deve facilitar a concentração do leitor nos aspectos essenciais do conteúdo.

Ilustrações
As ilustrações, como fotos, desenhos, gráficos e tabelas, enriquecem visualmente uma composição ou esclarecem conceitos do texto. Elas devem ser consideradas na diagramação e estar relacionadas com o desenho da página.
As decisões quanto a ilustrar, ou não, o trabalho também vão influenciar a produção gráfica, porque será necessário verificar como as ilustrações vão interferir no processo de reprodução escolhido e vice-versa.
A produção de qualquer peça gráfica envolve um grande número de profissionais de diferentes formações, e é fundamental que, durante todo o processo de trabalho, se faça avaliação constante e acompanhamento rigoroso dos resultados, para preservar a qualidade.

Formato
A escolha do formato da publicação depende de algumas premissas básicas:
A página impressa, desde o documento mais simples até o mais complexo, tem construção similar, é feita sobre as mesmas bases.
Deve-se considerar que o formato selecionado vai determinar a forma como o objeto impresso será lido. Vai afetar também a disposição dos elementos gráficos – texto e ilustrações – que compõem a publicação.
Existem alguns formatos padronizados do sistema métrico internacional, os quais formam a Série A.
  • Série A:
  • Formato BB
  • Formato AA
  • Formato DIN
Essa série é a mais usada internacionalmente e no Brasil. O formato padronizado foi estabelecido para incentivar o uso racional do papel e foi calculado para que a folha tenha sempre a mesma proporção, não importa quantas vezes for dobrada. Diz respeito ao trabalho pronto, e não ao tamanho dos papéis fabricados, que obedecem a outras proporções, igualmente padronizadas. É importante a escolha do formato ideal de uma publicação para melhor aproveitamento do papel.

A seguir, medidas de folhas e formatos mais utilizados.

Formato BB (folha inteira 66cm x 96cm)
Formato Medida
1         65,6 cm x 95,6 cm
2         65,5 cm x 47,7 cm
3         65,5 cm x 32,8 cm
4         47,7 cm x 32,8 cm
6         32,8 cm x 31,8 cm
8         23,8 cm x 32,8 cm
16         16,3 cm x 23,8 cm
32         12,0 cm x 16,3 cm

Formato AA (folha inteira 76 cm x 112 cm)
Formato Medida
1         75,6 cm x 111,6 cm
2         55,8 cm x 75,6 cm
3         37,8 cm x 75,8 cm
4         37,9 cm x 55,8 cm
6         27,8 cm x 37,9 cm
8         27,6 cm x 37,6 cm
16         27,6 cm x 18,8 cm
32         13,8 cm x 18,8 cm

No formato final da obra, considera-se a medida sem a área para sangria (área que extrapola um formato gráfico) e sem o refile (corte). Por exemplo: para o formato 16, significa que serão obtidos 16 pedaços de papel refilados na folha inteira.

Formato DIN (folha inteira 84,1 cm x 118,9 cm)
Formato     Medida
A0              84,1 cm x 118,9 cm
A1              59,4 cm X 84,1 cm
A2              42,0 cm X 59,4 cm
A3              29,7 cm X 42,0 cm
A4              21,0 cm X 29,7 cm
A5              14,8 cm X 21,0 cm
A6              10,5 cm X 14,8 cm
____________________________________________________________________

O CONCEITO DE COMPOSIÇÃO E PROJETO GRÁFICO
por Pamella Gonçalves

Todo projeto começa com um espaço em branco à ser preenchido. Não importa qual seja o conteúdo, no início é tudo igual: um espaço e várias coisas a serem colocadas e distribuídas dentro dele. É aí que entra o Projeto Gráfico. Muitos já ouviram falar, mas nem todos sabem realmente o significado e principal objetivo. 
Projeto gráfico é uma resposta estética à uma necessidade visual e, seu objetivo é oferecer soluções compositivas e técnicas satisfatórias para uma peça gráfica.
O Projeto Gráfico, também conhecido como CPG (Composição e Projeto Gráfico), estuda elementos como o briefing, pesquisa, rough  (rascunho do projeto) e o layout (forma de representação). Também envolve várias áreas, porém, as três principais são: Projeto Gráfico Editorial, Promocional, e o de Embalagens.

Vejamos o conceito de cada uma delas:
Projeto Gráfico Editorial: É aquele que contribui para a informação/educação. Ex.: livros, revistas, jornais.
Projeto Gráfico Promocional: É aquele que promove algo/produto, com o intuito de vender. Ex.: anúncios em revistas.
Projeto Gráfico de Embalagens: As embalagens tem como objetivo armazenar e transportar o produto. Sendo assim, nela também há o conceito promocional, que tem como finalidade chamar a atenção do cliente pela ultima vez antes da compra.

Por fim, um bom Projeto Gráfico é aquele que não interfere na qualidade da leitura, ou seja, aquele que não atrai todos os olhares apenas pra si. O conteúdo deve ser bom, mas é mais importante a aceitação e a adequação ao público-alvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Discurso Steve Jobs

Seguidores

Anjo Hahahel