COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Carga Horária: 40h 

COMPETÊNCIAS 
· Planejar, executar e atingir resultados pessoais e profissionais almejados; 
· Apresentar bom relacionamento interpessoal e interesse por novos desafios, visando aos objetivos pessoais e organizacionais; 
· Integrar-se às diferentes equipes de trabalho, visando aos objetivos traçados, utilizando métodos e técnicas necessários e adequados; 
· Trabalhar em grupo, favorecendo o desenvolvimento de todos, visando aos objetivos organizacionais e agregar valor aos resultados pessoais e profissionais; 
· Apresentar alternativas de soluções frente aos possíveis problemas de relacionamento humano, a partir da objetividade e conciliação de idéias, visando às metas traçadas; 
· Mudar atitudes e comportamentos a partir da reflexão, do autoconhecimento, e utilização de dinâmicas em grupo, potencializando todas as forças individuais; 
· Adequar-se ao modelo da gestão organizacional, visando facilitar a obtenção de resultados, escolhendo as atitudes adequadas de acordo com a situação. 
· Apresentar oralmente e adequadamente projetos. 

HABILIDADES 
· Identificar suas competências, limites e valores; 
· Treinar o “ouvir”; 
· Identificar conflitos e aplicar a metodologia de negociação e solução de conflitos; 
· Utilizar e participar de dinâmicas, leituras, revisão de modelos para introduzir os elementos: o prazer, a alegria, o lúdico, o entretenimento e a predisposição para o alcance de resultados empresariais; 
· Trabalhar para seu autoconhecimento, rever paradigmas e adotar novos conceitos e metodologias para o desenvolvimento pessoal e interpessoal. 
· Dar e receber adequadamente feedback ou retorno durante desenvolvimento de suas atividades; 
· Reconhecer que o autoconhecimento é o ponto de partida da dinâmica de um adequado e proveitoso relacionamento interpessoal; 
· Reconhecer que todo ser humano possui muitas habilidades; 
· Indicar pontos fortes de seus pares; 
· Utilizar técnicas de auto e hétero conhecimento; 
· Utilizar técnicas de auto e hétero avaliação; 
· Identificar, escrever e desenhar um fluxo em relação à observação de um processo complexo de trabalho, contendo: o número de atividades feitas, as relações que existem entre elas e o fluxo de pessoas e setores envolvidos; Padrões de qualidade exigidos e a garantia de resultados previamente estabelecidos. 
· Identificar características de lideranças positivas e vencedoras; 
· Analisar diferentes estruturas organizacionais formais e informais. 
· Rever sua “net”, avaliá-la e realinhá-la, quando necessário. 
· Utilizar técnicas adequadas para construção do texto original de apoio para a apresentação oral e, em público; 
· Exercitar continuamente a elaboração de textos escritos –argumentativos e persuasivos como suporte à exposição oral, com tempo limitado e controlado. 
· Utilizar técnicas de organização de um plano de ação para obtenção de resultados almejados. 
(o quê, o como, quem, o quando, o quanto = resultado x esperado) 5Qs 

BASES CIENTIFICAS E TECNOLÓGICAS 
· Técnicas de planejamento e portifólio; 
· Análise de dados coletados para tomada de decisão para mudança; 
· Utilização de sistemas informatizados para elaboração e apuração de pesquisas; 
· Utilização de redes internas para troca de informações e melhoria dos processos de comunicação; 
· Técnicas de persuasão, argumentação e reconciliação; 
· Diferentes tipos de Planos de empresas. 
· Diferentes modelos de Gestão Organizacional e seus impactos + e _. 
· Leitura de manuais empresariais sobre missão, visão normas, princípios, valores, direitos e deveres; 
· Teoria e princípios de gestão de pessoas.( Conceito de autodesenvolvimento e autoavaliação; A socialização do ser humano e os símbolos do “nós”: “a turma da escola”, “a família”, “a turma do clube”;O homem em relação à dinâmica das relações interpessoais; O processo de crescimento grupal;Liderança e participação no grupo;A utilização de técnicas de “Dinâmicas de Grupo”;A utilização de “Jogos de Empresa” e Estudo de casos no trabalho dos processos grupais de organizações;Motivação, Cooperação e Competição). 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA 
FOWLER, Alan. In Você: Negocie, Influencie e Convença. São Paulo: Nobel, 2001. 
GAUDÊNCIO, Paulo. Mudar e Vencer. São Paulo: Ed. Gente,4ª.ed, 1999. 
HUNT, D. TRINIDAD. Aprendendo a Aprender.Rio de Janeiro: Nova Era,2000. 
LE BOTERF, G. Desenvolvendo a Competência dos Profissionais. Porto Alegre: Artmed, 2003. 
RIOS, Terezinha A.. Ética e Competência.São Paulo: Cortez Editora,ed.11ª.,2001. 
WEIL, Pierre e outros. Dinâmica de Grupo e Desenvolvimento em Relações Humanas. Belo Horizonte: Ed. Italiana, 2002. 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 
ALVES, Rubem. Entre a ciência e a sapiência. O dilema da Educação.São Paulo; ed. Loyola, 2001. 
BERTELLI, Luiz G. Profissões. São Paulo: CIEE, 2002. 
DRUCKER, P. Administração em tempos de Grandes Mudanças. São Paulo: Pioneira, 1998. 
GRAMIGNA, Maria Rita Miranda. Jogos de Empresa e Técnicas Vivenciais. São Paulo: Makron Books, 1997. 
REY, Bernard. As competências Transversais em questão. Porto Alegre: 2002. 
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Comunicação interpessoal
Por Kátia T. Fonseca para o RH.com.br 

O assunto desta temática se situa na fronteira de diversos campos do conhecimento: lingüística, fonética, teoria da comunicação, semântica, psicologia, sociologia, matemática e métodos quantitativos. Isso dificulta sua discussão e a escolha de definições aplicáveis. No novo dicionário da língua portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda, comunicação é “fazer saber, tornar comum, participar”. Assim como, interpessoal (inter + pessoal) se refere à relação entre as pessoas.

Como um ser sociável, o homem possibilitou e garantiu a vida social por meio dos diferentes sistemas de comunicação que desenvolveu. À medida que a globalização avança, o mundo vai se tornando uma arena de diversidade, em que as pessoas se interagem utilizando códigos comuns, inteligíveis. Seu povo difere não apenas em termos tradicionais, como idade, sexo, raça, racionalidade, escolaridade, profissão, estado civil e organização familiar, mas também em termos de atividades e interesses, preferências e opiniões. As pessoas diferem na música de que gostam, nos programas de televisão a que assistem.

A maior parte do conhecimento do mundo presente no indivíduo é derivada do social, segundo Schutz (1979), proporcionada pelas intensas relações interpessoais que, diariamente, se estabelecem entre diferentes grupos. Trata-se de contribuição, como socialidade constituída, com base na riqueza do cotidiano criado por meio das comunicações interpessoais em ambientes de comunicação comum.

Os ambientes de comunicação comum são caracterizados por serem relativos às pessoas que se encontram uma às outras dentro desse ambiente e ao ambiente em si, diz Schutz (1979), formando uma comunidade social. A socialidade se estabelece por meios comunicativos, e, no ambiente de comunicação comum, a subjetividade individual se soma à do grupo, encaminhando para uma correspondência maior.

As organizações empresariais, como mais um cenário do desenrolar dos papéis do homem, oferecem inúmeras possibilidades de comunicação. Ao mesmo tempo, para sua sobrevivência e aprimoramento, dependem de processos de comunicação cada vez mais claros, fidedignos e apropriados. Todavia, os gestores permanecem em freqüente interação, em comunicação com subordinados, pares, clientes, fornecedores, atendendo a demandas organizacionais como reuniões, almoços, festas da empresa, negociando contratos, concedendo entrevistas, redigindo pronunciamentos, ou realizando feedback e follow up. Enfim, os gestores se encontram na organização envolvidos com a comunicação.

Mencionando a importância da comunicação, Fleury e Fischer (1996) afirmam que a comunicação constitui um dos elementos essenciais no processo de criação, transmissão e cristalização do universo simbólico de uma organização.

Feedback é um termo emprestado da eletrônica (parte da física dedicada ao estudo do comportamento de circuitos elétricos que contenham válvulas, semicondutores, transdutores etc.). Esta expressão significa transferência de parte do produto de um circuito ativo ou esquema de volta ao fator, como um efeito desnecessário ou de uso intencional, como, por exemplo, reduzir distorção ou processo pelo qual os fatores que produzem o resultado são por eles mesmos modificados, corrigidos, fortalecidos etc, pelo próprio resultado.

No campo organizacional, feedback é o processo de se dizer a uma pessoa como você se sente em função do que ela fez ou disse. Trata-se de um meio que faz parte de um modelo de interação, em que existe o retorno da reação do receptor à mensagem enviada pelo emissor. São, também, sinais que permitem conhecer o resultado da mensagem. Um ponto crítico deste processo, é que não considera importantes aspectos da interação entre emissor e receptor, como a percepção de um sobre o outro.

Bridges (1996) ressalta que, estamos mudando nossa forma de compreender a realidade. Gradualmente os modelos e metáforas da Física, que sempre serviram de referência para as empresas, estão sendo transferidos para os referenciais da Biologia. O modelo da Física sugere o linear, causa e efeito racional. O modelo da Biologia sugere o holístico, interconectado, adaptativo e sistêmico. Estamos vivendo um processo que cada vez mais se parece com uma elaborada cadeia de sistemas de feedback de informações comparável aos organismos biológicos; de grande interação, a gestão das empresas terá que ser de igual forma dinâmica, adaptativa e biológica.

Follow up, segundo Collins (1995), é o processo de comunicação de levar adiante ou responder a algum questionamento ou alguma pessoa. Sinônimo de acompanhamento. Prática de monitoramento da situação real de um processo de forma a possibilitar o cumprimento de objetivos e metas.

Tanto o feedback como o follow up são processos de comunicação que fazem parte da comunicação na empresa. Ambos podem ser realizados na forma escrita por meio de memorandos, ofícios, e-mail, circular ou oral, por meio de reuniões marcadas ou não, com a presença física ou não do emissor da mensagem e do receptor.

De acordo com Brum (2005), a informação é o produto da Comunicação e a principal estratégia de aproximação entre a empresa e seus empregados. É assim, como define a comunicação interpessoal, fundamental nestes novos tempos, como a comunicação entre pessoas. Ela diz que a comunicação interna quando bem feita, pode contribuir para a comunicação interpessoal, pelo simples fato de que a primeira prevê a democratização da informação, beneficiando a segunda.

Deste modo, a comunicação interna deve fazer parte das ações cotidianas no mundo corporativo, assim como, possuir práticas exclusivas voltadas para o seu desenvolvimento, com o intui

to de propagar informações e interagir todos os seus recursos, como o humano intangível, e o tangível.
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Relações Interpessoais
O homem, no entanto, é uma das únicas criaturas conscientes de seus instintos irracionais e capaz de sobrepujá-los, podendo fazer escolhas dando preferência a outros aspectos da consciência. Isso amplia exponencialmente a complexidade das relações humanas, uma vez que somos dotados de uma imensurável diversidade emocional.

Relacionamento interpessoal é a maneira como você se relaciona com as pessoas à sua volta. A forma como você reage às pessoas, como você interage com elas, suas emoções, ações e atitudes quanto às pessoas as quais você se relaciona, podendo ser um contexto familiar, escolar, de trabalho ou de comunidade.

O Relacionamento Interpessoal ocorre de diversas maneiras...

No trabalho, um relacionamento saudável entre duas ou mais pessoas é quando:
  • As pessoas conhecem a si mesmas; 
  • São capazes de se colocar no lugar dos outros;
  • Quando expressam suas opiniões de forma clara e direta sem ofender o outro;
  • São cordiais e têm um sentido de ética. 

Liderança (como conjunto de atributos)
· Ético
· Fascinado por novas ideias
· Transforma a realidade
· Tem informação clara
· Comunicação direta
· Tem integridade
· Possui visão
· Senso de responsabilidade
· Sabe tomar decisões
· Relaciona-se positivamente
· Resolve conflitos
· Flexibilidade
· Trabalha por prazer
· Contagia seus colaboradores
· Sabe ouvir
· Percebe e intui as oportunidades
· Equilibrado
· Motivado
· Não teme o desconhecido
· Tem bom senso
· Está atento ao futuro
· É pró ativo

























Arquétipos e Estereótipos


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Estruturas Clinicas: Neurose, Psicose e Perversão

Transtornos mentais e comportamentais

Enfermidades psiquiátricas

Como lidar com críticas
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