Didática e Prática de Ensino na Educação Infantil

DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Unidade: Faculdade de Tecnologia  e Negócios Carlos Drummond de Andrade
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Identificação: Didática e Prática de Ensino da Educação Infantil
Carga Horária: 66 h/a

Ementa
A disciplina, de caráter teórico-prático, visa articular a partir das Práticas Pedagógicas os conhecimentos adquiridos nas demais disciplinas do curso, aprofundar estudos interdisciplinares e proporcionar a reflexão sobre a prática para uma atuação do Pedagogo como agente de transformação social na docência, na gestão e na pesquisa. Para isso, englobará o estudo da constituição da identidade do professor no século XXI, abordará questões tais como o processo ensino-aprendizagem, disciplina, avaliação, inclusão, questões de gênero e sexualidade, pluralidade cultural, meio-ambiente e o ensino fundamental de nove anos. Tais estudos terão como foco a prática de ensino dos anos iniciais do ensino fundamental.

Objetivos Gerais
A disciplina tem por objetivo fornecer elementos para que o aluno:
    . faça a necessária aproximação entre teoria e prática;
   . esteja capacitado ao exercício da reflexão sobre a prática pedagógica a fim de mantê-la em sintonia com as informações teóricas que lhe servem de base.

Objetivos Específicos
  • Refletir e Compreender o papel do professor dos Anos Iniciais do ensino Fundamental na formação do indivíduo.
  • Desenvolver estudos interdisciplinares teórico-metodológicos referentes ao processo de ensino e aprendizagem, sobre os parâmetros curriculares nacionais, incluindo os temas transversais, refletindo sobre a prática pedagógica, articulando seus fundamentos filosóficos, modelos e tendências historicamente construídas, visando à formação do educador crítico, criativo e libertador.
  • Refletir sobre o porquê, o para quê, como e quando ensinar e aprender.
  • Subsidiar a construção de práticas que possibilitem contextos mais significativos de aprendizagem.
Conteúdo Programático
  • A Didática e os sentidos de ensinar;
  • Os saberes necessários à prática educativa;
  • Os professores: identidade e formação profissional;
  • Principais dilemas da profissão docente.
  • Os ciclos de vida dos professores. Professor reflexivo no Brasil;
  • O processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental;
  • Os alunos: agentes ou pacientes?;
  • Sistema disciplinar: disciplina e Indisciplina;
  • Concepções nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o EF;
  • Avaliação: resultados e orientações do ensino e da aprendizagem;
  • Abordagens dos temas transversais para as séries iniciais do EF: Ética e Educação, questões de gênero e sexualidade, inclusão, dificuldades de aprendizagem, cidadania.
Metodologia de Ensino
  • Exposições dialogadas com recursos audio-visuais;
  • Estudos em grupo com apresentações por meio de seminários, dinâmicas de grupo com recursos didáticos diversos;
  • Pesquisas bibliográficas com produções de textos teórico-práticos individuais e coletivos.
Bibliografia Básica
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1997.
MASETTO, M. T. Didática: a aula como centro. 4.ed. São Paulo: FTD, 1997.
PARRA, Cecilia (Org.); SAIZ, Irma. Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 1996.

Bibliografia Complementar
BEAUCLAIR, João. Para entender psicopedagogia. São Paulo: Wak, 2007.
DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de matemática: 1ª a 5ª séries, para estudantes do curso de magisterio e professores. 7.ed. São Paulo: Ática, 1995.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 4 ed. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2000.
PINTO, M. A. L. (org.). Psicopedagogia diversas faces, múltiplos olhares. São Paulo: Olho D'Agua, 2003.
PADILHA, P. R. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. 8.ed. São Paulo: Cortez ; Instituto Paulo Freire, 2008.

Critérios de avaliação da aprendizagem
A avaliação do aluno se dará através da composição de notas obtidas pela participação dos alunos nas aulas, realização de atividades individuais e/ou em grupos, participação e seminários.
Avaliação Continuada I e II (serão realizadas por meio da avaliação das atividades produzidas pelos alunos; das leituras realizadas e pela participação discente nas atividades propostas);
TIO (Trabalho Interdisciplinar Orientado). Pesquisa elaborada pelos alunos, em grupo, com orientação dos professores do semestre, para posterior avaliação escrita;
 Prova Regimental (ocorrerá ao final do curso e buscará avaliar se os alunos adquiriram as competências e habilidades planejadas para o curso).
 O cálculo da média final será obtido da seguinte forma:
[(AC1+AC2) x 0,2] + [TIO x 0,3] + [AR x 0,5]

Prof. João Rafael Lopes

Escola de Atenas.
Cognição é uma função psicológica atuante na aquisição do conhecimento e se dá através de alguns processos, como a percepção, a atençãoassociaçãomemóriaraciocíniojuízoimaginaçãopensamento e linguagem. A palavra Cognitione tem origem nos escritos de Platão e Aristóteles.
É o conjunto de processos psicológicos usados no pensamento que realizam o reconhecimento, a organização e a compreensão das informações provenientes dos sentidos, para que posteriormente o julgamento através do raciocínio os disponibilize ao aprendizado de determinados sistemas e soluções de problemas.
De uma maneira mais simples, podemos dizer que cognição é a forma como o cérebropercebe, aprende, recorda e pensa sobre toda informação captada através dos cinco sentidos, bem como as informações que são disponibilizadas pelo armazenamento da memória, isto é, a cognição processa as informações sensoriais que vem dos estímulos do ambiente que estamos e também processsa o conteúdo que retemos em relação às nossas experiências vividas.
Mas a cognição é mais do que simplesmente a aquisição de conhecimento e consequentemente, a nossa melhor adaptação ao meio - é também um mecanismo de conversão do que é captado para o nosso modo de ser interno. Ela é um processo pelo qual o ser humano interage com os seus semelhantes e com o meio em que vive, sem perder a sua identidade existencial. Ela começa com a captação dos sentidos e logo em seguida ocorre a percepção. É, portanto, um processo de conhecimento, que tem como material a informação do meio em que vivemos e o que já está registrado na nossa memória.
Revisão AR

  • Cada um aprende de um jeito - Idiossincrasia na Pedagogia;
  • Planejamento x improviso "adaptação": a viabilidade didática de execução em contextos distintos;
  • Sequência didática;
  • Componentes fundamentais na formação educacional: emotividade, criatividade, reflexão e sociabilização;
  • Dialogismo da escola para além dos muros da mesma: ampliar a experiência dos alunos com o mundo;
  • Trazer pra sala de aula o contexto do aluno: relação texto-contexto para despertar interesse e curiosidade;
  • As linguagens e formas de interação na Órbita Pedagógica "objetivo comum";
  • pré-texto, texto, contexto, hipertexto, intertexto e pós-texto;
  • Propedêutica enquanto estratégia didática: entrevista, observação e testes (exames e exercícios);
  • Linguagem e representação: construção do universo simbólico da criança;
  • Lacan - (tríade) três categorias lacanianas: simbólico x real x imaginário;
  • Passionalidade, afetividade, sentimentalismo e estesia: percepção e relação do universo interior e exterior como percepção, reconhecimento e aprendizado do mundo;
  • Sistema de avaliação;
  • Estado de alienação x estado de conscientização: autonomia e liberdade;
  • Cognição e conteudismo (Piaget) x Reflexão e criticidade (Vygotsky).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Discurso Steve Jobs

Seguidores

Anjo Hahahel