PESQUISA DE MERCADO E MARKETING

Módulo: PROPAGANDA E PUBLICIDADE
Disciplina: PESQUISA DE MERCADO E MARKETING
Carga horária: 66 Horas.

Ementário
  1. Técnicas de amostragem: Cálculos e fundamentos sobre a proporcionalidade cientifica em relação ao universo pesquisado; 
  2. Tipos de pesquisa: conceito de levantamento quantitativo e qualitativo e seus diferentes objetivos;
  3. Tabulação: métodos de mensuração dos tipos de pesquisa; 
  4. Classificação: Técnicas e características dos método; 
  5. Comportamento do consumidor: fatores de influência e processo de decisão de compra.


Habilidades e Atitudes
  • Aplicar técnicas e práticas de pesquisa pautadas na ética e respeito aos preceitos de sustentabilidade e diversidade econômica, social, ambiental, cultural e política;
  • Delimitar tecnicamente o mercado de ação promocional da empresa a partir de recortes e segmentação sócio econômicos definidos estatisticamente;
  • Identificar os perfis, motivações e interesses das pessoas pelo consumo de produtos, serviços e ideias, bem como o potencial de consumo da praça;
  • Desenvolver ferramentas para controlar e mensurar resultados das ações de marketing da instituição;
  • Analisar dados estatísticos, elaborar relatórios e distribuir informações aos setores respectivos da empresa;
  • Mensurar resultados e avaliar estatisticamente a performance de veículos e canais de comunicação tradicionais e mídias sociais;
  • Desenvolver painéis de consulta a partir de pesquisas de comportamento do consumidor;
  • Interpretar tecnicamente e elaborar sistemas a partir de pesquisas clinicas e fenomenológicas sobre o comportamento do consumidor, com vistas a criar experiências positivas com o mesmo.
Bibliografia Básica
AAKER, David A.; KUMAR, V.; DAY, George S. Pesquisa de marketing. 2. ed., 4. reimp. São Paulo: Atlas, 2014.
DE ABREU, Sertório A.; RUTTER, Marina. Pesquisa de mercado. 2. ed. São Paulo: Ática, 2012.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. E-book.

Bibliografia Complementar
FORGGETI, Cristiano; Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado; São Paulo, Perason Education do Brasil, 2015, E-book
MADY, Eliana Batista; Pesquisa de Mercado; Curitiba, Ed. Intersaberes, 2014, E-book
SAMARA, Beatriz Santos; Barros, Morsch, Marco Aurélio; Comportamento do Consumidor: conceitos e casos - São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2005; E-book
MALHOTRA, Naresh K. (at. al) Taylor, Robert Brian (tradutor) Introdução à Pesquisa de Marketing; São Paulo, Prentice Hall, 2005; E-book
RODRIGUES, Airton; (Org.) Pesquisa Mercadológica, São Paulo, Pearson Education do Brasil, 2015. E-book
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Links relacionados





conceitos, técnicas e análises
por Blog Instituto PHD 
A Pesquisa de Mercado, também chamada Inteligência de Marketing, é o estudo realizado para coletar informações que possam identificar oportunidades de melhoria e problemas. Certamente uma ferramenta muito útil na hora de traçar estratégias e decidir o melhor caminho a seguir tanto na abertura de novos negócios, quanto na expansão de negócios já consolidados.

Pra que servem as pesquisas de mercado?
Assim como muitas pessoas pesquisam os preços antes de decidir comprar um produto ou serviço, para economizar e fazer o dinheiro render, os empreendedores também devem pesquisar onde devem investir, para aplicar o dinheiro onde tiver maior retorno, claro e fazer maximizar seu investimento. As pesquisas de mercado ajudam nessa decisão, identificam os pontos em “vermelho”, que necessitam de maior cuidado e atenção e também apontam as novas oportunidades!
Podem ser desenvolvidas pesquisas para analisar o perfil dos consumidores/ clientes, os hábitos e frequência de consumo, estilos de vida, comportamentos, etc. Aplicações comuns também são as pesquisas para fazer testes de um novo produto, avaliar a mídia que será utilizada, ou então pesquisas para avaliar a qualidade de um produto que já existe, o atendimento em relação a algum serviço, avaliar as estratégias e ações da concorrência, a preferência dos clientes e muitas outras questões.

O marketing é a ligação entre o negócio e o cliente
O marketing é o meio através do qual você leva o seu produto até o seu cliente. E a pesquisa é a ligação entre você e o marketing! A pesquisa leva a voz do seu cliente até você, mostra a percepção que ele tem do seu negócio, o sentimento dele em relação à sua marca, aponta quais valores fazem com que ele se identifique com a sua empresa e também mostra o que pode afastá-los do seu mercado.

Quais são as aplicações de uma pesquisa de mercado?
Às vezes os problemas existem, mas não aparecem, ou são vistos apenas superficialmente, e podem gerar grandes impactos negativos no futuro. Tendências ou mudanças no comportamento dos clientes podem representar problemas que precisam de ações imediatas para se remediar a situação ou ações preventivas para evitar que o problema apareça ou cresça.
Quando se percebe que algo não está indo bem, mas não se consegue identificar os motivos, a pesquisa de mercado ajuda a entender as necessidades e identificar o problema, através de diferentes tipos de estudos:
  • Potencial de mercado
  • Participação de mercado – Market Share
  • Análise de vendas
  • Tendências de negócios, diferenciais
  • Imagem da marca/ empresa

Além de identificar o problema é preciso apontar as soluções. Alguns exemplos práticos de aplicações:
  • Preço: Importância do preço na seleção da marca, elasticidade demanda/ preço;
  • Produto: Testar conceito, embalagem, posicionamento e reposicionamento, padrão e frequência de consumo – heavy/light user, recomendação;
  • Segmentação: Potencial e sensibilidade do mercado para os segmentos, levantar os perfis/ clusters;
  • Distribuição: Intensidade da cobertura, localização, logística;
  • Avaliação de campanhas e peças publicitárias;
  • Recall: Análise dos resultados do planejamento e sua eficácia/ retorno.

Os tipos de pesquisas são complementares entre si, é preciso analisar qual a pesquisa mais adequada ao momento do seu negócio ou fazer um “mix” de metodologias que resultam num planejamento mais completo. É aqui que se faz necessária a expertise  de uma empresa de pesquisas de mercado.
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Pesquisa de Mercado


Com a crescente concorrência do mercado nacional, qualquer tipo de investimento precisa ter embasamento sólido, caso contrário, uma empresa que pretende tomar novas decisões ou simplesmente nascer pode encarar sérios prejuízos sem retorno.
As pesquisas de mercado são a ferramenta certa para entender melhor a concorrência que existe no seu mercado, trabalhar devidamente com o market share do seu negócio e encontrar soluções estratégicas com alto grau de precisão. A contratação de uma empresa de pesquisa de mercado pode ser fator determinante para entender concorrência, demanda e trabalhar campanhas de marketing e lançamento de produtos de forma otimizada. 
Para crescer e inovar de maneira inequívoca é preciso entender o que o seu cliente precisa e o desempenho que seu produto ou serviço mantém após a venda: sua comida agrada o paladar do seu público-alvo? Seu funcionário está satisfeito com seus encargos? Separamos aqui algumas aplicações que uma pesquisa mercadológica pode satisfazer:
  

Pesquisas de Mercado para Estudo de Concorrência

Conhecer de perto os principais players do mercado é essencial para conseguir uma boa fatia de mercado. Seja antes de abrir seu negócio, ou após muito tempo de consolidação de sua marca, quaisquer ações de melhoria devem ter como parâmetro o serviço de seu concorrente:
  • Conhecer quem são seus clientes e o que é preciso fazer para evangelizá-los
  • Identificar clientes em potencial e novos nichos/ segmentos – nem sempre o público-alvo de um negócio é intuitivo!
  • Levantar os problemas que estão afetando os seus negócios, comunicar as suas implicações e buscar soluções 

Pesquisas de Mercado para Market Share

Market Share, ou quota de mercado é o termo que designa a participação de uma empresa em algum ramo de atuação. Em planejamentos estratégicos, é sempre recomendável saber onde estamos e o que pretendemos alcançar. Seu market share, ou posicionamento de mercado entregará exatamente esta informação e ainda mais: possibilitará acompanhar e avaliar a eficácia de ações já tomadas.

Pesquisas de Mercado tipo Top of Mind

Qual é a primeira marca que vem à cabeça da população? Esta pergunta aguça a curiosidade de todos os profissionais que trabalham com marketing corporativo e também com mídia. Para responder este tipo de questão é que foi criada pesquisa Top of Mind, uma categoria de pesquisa de opinião pública que analisa as marcas e produtos mais lembrados pela população, através de perguntas fechadas. As pesquisas Top of Mind são úteis para veículos de comunicação (através de premiações) e também para empresas que desejam reforçar e expandir sua marca.

Pesquisas de Mercado para Audiência

Jornais, revistas, emissoras de rádio/ televisão e quaisquer outras mídias sempre têm interesse – é claro – em aumentar sua audiência. Para isso, é preciso conhecer bem sua segmentação quanto à principalmente sexo, idade, renda, grau de instrução e região em que reside. As pesquisas de audiência podem ser decisivas para lançamento de um novo caderno no jornal, mudança de um locutor com baixa aceitação, ou até mesmo na determinação do valor a ser cobrado nos espaços de publicitários.

Imagem da Marca, Produto ou Serviço

Empresas que conquistaram altos patamares no mercado só o fizeram por conseguir reconhecimento de seus clientes. Para alcançar uma boa imagem de Marca, Produto ou Serviço é preciso levar a sério a opinião dos clientes através de um bom tracking de pesquisas de satisfação.

Pesquisa e Marketing

Este é o tópico que engloba todos os outros. Quando pensamos em crescimento e melhoria, a primeira palavra que deve vir à mente é Marketing. Estudo de concorrência, market share, imagem da marca e pesquisas de satisfação são informações relevantes para qualquer ação de publicidade e marketing. O segredo é saber como conquistar e cativar os clientes de forma assertiva.

Um pouco mais sobre Pesquisas de Mercado

Como você já percebeu, as pesquisas mercadológicas são muito abrangentes. Para cada necessidade há um conjunto de técnicas e conceitos específicos. Saber trabalhar com as ferramentas certas é o grande desafio.

A Pesquisa de Mercado atende prontamente à demanda mercadológica em seus diversos segmentos econômicos. Cientes de que cada estudo exige um conjunto metodológico que lhe é mais apropriado, disponibilizamos os recursos necessários à finalidade de cada investigação, visando tanto maximizar os retornos e minimizar perdas, quanto conhecer o seu cliente e entender o perfil de um determinado funcionário.
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Pesquisa de Mercado:
o que é, como fazer e questionários de pesquisa

Daniela Schermann / 31/01/2019 por Opinion Box

No dia a dia de trabalho, como tomar decisões importantes?
A pesquisa de mercado é uma importante ferramenta estratégica que ajuda gestores e profissionais de diferentes áreas a tomar decisões com mais segurança.

Temas abordados

  1. O que é pesquisa de mercado
  2. Por que fazer uma pesquisa de mercado
  3. A importância da pesquisa de mercado para uma empresa
  4. Como fazer pesquisa de mercado
  5. Principais tipos de pesquisa
  6. Quanto custa uma pesquisa de mercado
  7. Pesquisa de mercado online
  8. Como escolher uma empresa de pesquisa de mercado online
  9. Dúvidas mais comuns sobre pesquisa de mercado
  10. Resultados de pesquisa de mercado
1. O que é pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado é um tipo de estudo que consiste na coleta e interpretação de informações para gerar insights e dar suporte no processo de tomada de decisões. A partir de um problema específico, define-se a melhor metodologia para coletar os dados necessários. Dependendo dos objetivos da pesquisa, pode-se fazer uma pesquisa quantitativa ou qualitativa, e também estudos com questionários simples ou projetos mais complexos, que envolvem profissionais de diferentes áreas do conhecimento.

2. Por que fazer uma pesquisa de mercado
Não importa o tamanho do seu negócio.
Seja em um pequeno negócio local, em uma empresa familiar, startup ou multinacional, o dia a dia de qualquer empresa é pautado por inúmeras decisões que, em conjunto, vão definir o sucesso ou fracasso do empreendimento.
Em mercados cada vez mais competitivos, é preciso tomar as decisões certas para poder prosperar. De acordo com dados do Sebrae, um quarto das empresas abertas no Brasil fecha as portas antes de completar dois anos de existência. Metade quebra antes dos cinco anos de vida.
Os números não são nada animadores e mostram a importância de agir sem cometer erros. E só existe uma forma de se tomar decisões inteligentes: baseando-se em informação. Sem conhecer seu mercado, seus consumidores e a concorrência, é difícil fazer boas escolhas.
A pesquisa de mercado é o melhor caminho para obter as informações que você precisa para tomar decisões com base em dados e não em achismos. Ter intuição e faro para os negócios é um ótimo diferencial, mas em meio a tantos desafios, não dá para contar só com isso, não é mesmo?

3. A importância da pesquisa de mercado
Imagine que as vendas de uma empresa começam a despencar de um momento para o outro. Ou que os negócios estão indo bem e chegou a hora de investir para crescer. Ou, ainda, que alguém teve uma ideia promissora para lançar um novo produto no mercado.
Antes de realizar cortes no quadro de funcionários, fazer planos para montar um novo ponto de venda ou começar a produzir o produto inovador, é preciso entender melhor o cenário.
Por que as vendas estão caindo? Pode ser um problema no produto, no atendimento ou uma crise de imagem de marca. Para crescer, qual o melhor caminho? Ao invés de abrir um novo ponto de venda, talvez seja a hora de investir no e-commerce, por exemplo. E, antes de gastar tempo e dinheiro no novo produto, é importante saber se existe um mercado consumidor, se ele realmente resolve uma dor e conhecer os futuros concorrentes da novidade.
A pesquisa de mercado vai oferecer dados e informações para que se possa analisar o contexto e encontrar o caminho nessas e em diversas outras situações. Avalie a sua campanha publicitária antes de divulgá-la, conheça o comportamento do seu consumidor, meça a satisfação dos seus clientes e descubra o que as pessoas pensam sobre a sua marca.

4. Como fazer pesquisa de mercado
Existem diferentes tipos de pesquisa de mercado. Dependendo da complexidade de um projeto, é necessário aplicar técnicas específicas de pesquisa e envolver especialistas de diferentes áreas do conhecimento, como antropologia, psicologia ou estatística. Nestes casos, será necessário contar com a ajuda de uma empresa de pesquisa de mercado, que vai indicar o método adequado e a melhor forma de obter os resultados.
Mas a maioria dos problemas de pesquisa podem ser resolvidos com projetos mais simples. As ferramentas de pesquisa de mercado online tornaram as pesquisas mais rápidas, simples e acessíveis. Hoje, qualquer pessoa pode criar uma pesquisa de mercado sem sair da frente do computador.

5. Principais tipos de pesquisa
Os tipos de pesquisa de mercado variam de acordo com os objetivos da sua pesquisa e com o perfil das pessoas que serão entrevistadas. É possível descobrir o que as pessoas pensam da sua marca e como ela está posicionada em relação à concorrência, por exemplo. Você também pode medir a satisfação do cliente ou dos seus funcionários com o ambiente de trabalho, entre outras opções. São alguns dos principais tipos de pesquisa:

A. Pesquisa de satisfação do cliente
Medir a satisfação do cliente é fundamental para quem busca a excelência. Ao saber se os seus clientes estão satisfeitos, é possível minimizar erros, encontrar pontos de melhoria, otimizar processos e gerir os recursos de forma mais eficiente.
Para fazer uma pesquisa de satisfação, é preciso que você tenha uma forma de contato com os seus clientes. O ideal é que você tenha um mailing para enviar o questionário por email, pois o custo é mais acessível do que por telefone. Além disso, a pesquisa por email vai ser mais fácil de analisar do que por telefone ou papel, por exemplo.
A melhor forma de fazer um questionário de satisfação é estabelecer uma escala e pedir para os clientes darem notas para diferentes aspectos do seu negócio. Por exemplo, utilize uma escala de 1 a 5, em que 1 é nada satisfeito e 5 é totalmente satisfeito.
Peça para os clientes darem uma nota geral de satisfação, utilizando essa escala, e depois avalie pontos específicos. Atendimento, preço, qualidade do produto, tempo de espera ou de entrega, localização, ambiente da loja, site e outros.
Veja quais são os aspectos mais relevantes para o seu negócio e avalie cada um deles. Outra pergunta interessante é perguntar quais as chances deles indicarem a sua empresa ou produto para os amigos.
Ao analisar os dados da sua pesquisa, veja quais são os itens mais bem avaliados e os menos avaliados. Procure investigar o que motivou as notas negativas e o que pode ser feito para melhorar a avaliação.

B. Pesquisa de hábitos de consumo
Você conhece os seus consumidores? Sabe quais são seus hábitos e suas preferências? Conhecer os hábitos de consumo dos seus clientes é importante para que você possa definir ações, estratégias e processos de acordo com os interesses do seu público.
Entenda quais são as redes sociais que seus clientes mais acessam para definir sua estratégia de social media. Descubra se eles fazem mais compra online ou offline antes de investir em e-commerce. Avalie quais veículos de comunicação eles acompanham para fazer um planejamento de mídia.
Quais as formas de pagamento mais utilizadas? Onde pesquisam informações antes de realizar uma compra? Com qual frequência compram o seu produto? O que pesa na hora de escolher entre a sua marca e a dos concorrentes?
Essas e outras perguntas podem ser respondidas em uma pesquisa de hábitos de consumo. Após conhecer as preferências do cliente, fica mais fácil se planejar e ter certeza que as suas ações vão agradar o seu público e atrair mais clientes.

C. Pesquisa de imagem de marca
Vamos fazer um exercício rápido: pense em uma marca. A primeira que vier à sua cabeça. Agora, pense em uma palavra que, para você, descreve essa marca.
Quando as pessoas veem sua marca, acessam o seu site, passam na frente da sua loja, recebem um panfleto na rua ou abrem um e-mail marketing da sua empresa, elas automaticamente criam uma imagem da sua marca. A palavra que você associou à marca no exercício acima é o resultado de uma série de ações de branding e da sua própria experiência com a marca.
O trabalho de branding consiste em fazer a gestão da marca para que ela seja reconhecida, valorizada e associada aos atributos que mais importam. O branding envolve desde a identidade visual até a forma como o cliente é recebido nos pontos de venda, passando pela comunicação e todos os outros aspectos que envolvem a marca.
A pesquisa de imagem de marca fornece dados para auxiliar o trabalho de branding ou para medir os resultados das ações. O objetivo da pesquisa de imagem é descobrir o que os consumidores pensam sobre sua marca. Quais valores e conceitos estão associados à sua imagem? Como sua marca está posicionada em relação à concorrência?
Algumas perguntas não podem faltar em uma pesquisa de imagem de marca. Perguntar qual a primeira palavra que vem à mente ao ouvir o nome da marca, como fizemos no início deste tópico, pode oferecer insights surpreendentes. Fazer uma lista de adjetivos positivos e negativos e pedir para que os entrevistados marquem aqueles que mais combinam com a marca também pode te ajudar a descobrir seus atributos.
Avalie se os atributos que você considera mais importantes são aqueles percebidos pelo cliente. Se não for, talvez seja a hora de rever a estratégia de comunicação.

D. Pesquisa de teste de campanha
Por falar em comunicação, avaliar a sua campanha antes de colocá-la no ar é uma forma eficaz de minimizar desgastes da imagem e desperdício de tempo e dinheiro. É possível testar a campanha como um todo, apenas algumas peças ou só o conceito da campanha.
Através das ferramentas digitais da pesquisa de mercado, ficou mais fácil e rápido fazer o pré-teste da campanha. Basta inserir vídeos e fotos no seu questionário para que o consumidor possa experimentar a campanha. Como ele vai responder a pesquisa em seu lugar de conforto, seja casa, trabalho ou pelo smartphone, a situação fica mais próxima do real, onde o consumidor seria impactado pela campanha. Isso aumenta a credibilidade dos resultados.

E. Pesquisa com colaboradores
As pesquisas são excelentes para você conhecer melhor seu cliente. Mas há um outro público que é muito importante conhecer de perto: seus colaboradores. Primeiramente, é evidente a importância que a sua equipe tem para sua empresa. Sem eles, não existiria produto para vender, marca para gerir, campanha para divulgar ou processos para otimizar.
Por isso, medir a satisfação dos funcionários é extremamente importante. Entender se a sua empresa propicia um bom ambiente de trabalho e se os colaboradores estão motivados pode melhorar as relações interpessoais, aumentar o engajamento da equipe com os objetivos da empresa e reter talentos.
Além disso, os funcionários normalmente tem um contato mais próximo com os clientes do que a diretoria ou os sócios da empresa. Além de serem importantes potencializadores da marca, eles também são importantes fontes de informação. Independentemente da função que exerce, o colaborador pode identificar falhas, sugerir melhorias, antecipar problemas e apontar oportunidades, e poucas empresas abrem canais para ouvir o que ele tem a dizer.
Existem diversas pesquisas que podem ser feitas com os colaboradores. Pesquisas de clima organizacional, por exemplo, ajudam a entender a satisfação e motivação da equipe. Elas também avaliam se há algum problema de relacionamento mais preocupante nas relações entre áreas ou entre as funções hierárquicas, por exemplo.
Faça pesquisas para avaliar a satisfação dos funcionários, tanto com o próprio trabalho quanto com o produto que a empresa oferece. Além disso, um exercício que traz excelentes resultados é aplicar em sua equipe interna o mesmo questionário de imagem de marca que foi feito com os consumidores.

6. Quanto custa uma pesquisa de mercado
Você já deve ter percebido que existe uma grande variedade de tipos e metodologias de pesquisa. Em meio a tantas opções, é claro que o preço das pesquisas também variam muito.
Muitos desistem de implementar a pesquisa de mercado no dia a dia de sua empresa pois acreditam que são caras. Mas a verdade é que, hoje, é possível fazer uma pesquisa de mercado até mesmo de graça.
As ferramentas de pesquisa de mercado online normalmente oferecem opções gratuitas para pesquisas realizadas com seus contatos. Podem-se fazer pesquisas por e-mail ou por link com questionários de até 10 questões sem gastar nada.
Nos planos pagos, que custam a partir de R$ 39,90 por mês, você pode fazer questionários maiores. Além disso, você tem acesso a recursos diferenciados como download do banco de dados e personalização do layout. Seus limites de envio e respostas por mês também são maiores.
Da mesma forma que as pesquisas podem ser feitas gratuitamente, há também projetos extremamente complexos, com valores elevados. Diversos fatores vão influenciar o preço de uma pesquisa. A forma de coleta de dados, a complexidade do projeto, a dificuldade de encontrar o perfil dos entrevistados, o tempo de duração da pesquisa e as ferramentas que serão utilizadas são alguns exemplos.

7. Pesquisa de mercado online
As soluções de pesquisa de mercado online tornaram as pesquisas mais rápidas, fáceis e acessíveis. Hoje, é possível receber os resultados da sua pesquisa em poucos dias. Em alguns casos, a pesquisa pode terminar até mesmo em menos de vinte e quatro horas.
Qualquer pessoa pode criar uma pesquisa de mercado sem sair da frente do computador. Não é preciso ser um especialista em pesquisa, pois as ferramentas são muito simples e intuitivas de usar. Além disso, existem diferentes materiais, guias e tutoriais disponíveis para que você possa aprender tudo o que é preciso saber antes de criar uma pesquisa.
As pesquisas de mercado online também oferece mais uma vantagem. Os dados podem ser checados, auditados e processados de forma automatizada. Imagine, por exemplo, a dificuldade de se tabular os dados de uma pesquisa de mercado feita em papel. Na pesquisa online, os resultados já chegam prontos para você, em gráficos e tabelas de fácil visualização. Para fazer uma pesquisa de mercado online, são apenas quatro passos:

1. Definir o problema
Toda pesquisa nasce de uma necessidade real, de um problema que precisa ser resolvido ou um objetivo que precisa ser alcançado. Por isso, a primeira etapa para a criação de uma pesquisa de mercado online é definir, de forma simples e objetiva, qual é o problema que se pretende resolver.
Uma forma eficiente de definir o problema ou objetivo é transformá-lo em uma pergunta. “Como aumentar as vendas do meu produto?”, “Meus clientes estão satisfeitos?” ou “O que as pessoas pensam sobre a minha marca?” são exemplos de pergunta que deixam bem claro qual o objetivo da pesquisa.
É fundamental deixar registrado em um documento de briefing não só os objetivos da pesquisa, mas todas as informações sobre o projeto de pesquisa. Esse briefing pode ser compartilhado com todas as pessoas envolvidas no projeto de pesquisa, para que não haja falhas de comunicação e alinhamento. Para te ajudar, nós criamos um modelo de briefing.

2. Criar o questionário
A criação do questionário de pesquisa é a etapa que requer mais atenção. É preciso que as perguntas sejam elaboradas de forma clara e objetiva para que os entrevistados compreendam o que você quis dizer. Evite também fazer questionários muito longos, que abordem muitos temas diferentes, para não confundir o entrevistado.
Existem formas de tornar a pesquisa mais interessante e atraente para quem for responder. Utilize recursos variados como fotos, vídeos e textos entre as questões. Além disso, variar os tipos de pergunta também é fundamental. Na Plataforma de Pesquisa é possível oferecer perguntas com respostas únicas, múltiplas, abertas, número e outras. Além de ser mais dinâmico para quem responde, facilita muito na hora de analisar os dados.
Segue uma biblioteca com diversos modelos de questionário gratuitos para utilização. É necessário editá-los de acordo com a necessidade, incluindo, excluindo ou alterando as perguntas que desejar. Aplicar um modelo de questionário e editá-lo de acordo com o projeto é tão fácil quanto encontrar o exemplo ideal nessa biblioteca. Para escolher um questionário já existente, existem dois caminhos.
A primeira forma de aplicar o modelo é visualizar o questionário na sessão de exemplos e, no topo da página, clicar na opção “Usar este modelo de questionário”. Assim, é só fazer login na sua conta e dar andamento à edição do modelo, onde pode-se livremente acrescentar ou excluir perguntas, editar o texto etc.
Também é possível usar um questionário quando já estiver logado no painel de usuário. Quando se estiver pronto para trabalhar no questionário da pesquisa, escolha a opção “Criar novo questionário”. Em seguida, ao invés de começar a redigir as perguntas do zero, é possível optar por “Modelo existente na biblioteca”. A partir daí a edição das perguntas e alternativas é livre.

3. Definir o público
Para obter as respostas certas, é preciso fazer as perguntas para as pessoas certas. Não adianta fazer uma pesquisa de satisfação com quem nunca consumiu o seu produto. Também não dá para pedir a opinião de um homem sobre um produto voltado para mulheres.
Da mesma forma, se você for avaliar uma ideia de negócio, é preferível pedir a opinião de pessoas que não te conhecem e não tem envolvimento pessoas com a sua ideia. Assim, é pouco recomendável fazer esse tipo de pesquisa via redes sociais, por exemplo.
Para definir o público da sua pesquisa, leve em conta qual o perfil das pessoas que você precisa que respondam à pesquisa. Se são os seus clientes, faça com seus próprios contatos. Mas se são consumidores em geral, é mais interessante recorrer aos painéis de respondentes.

Painel de Consumidores
O Painel de Consumidores é composto por pessoas que se cadastraram gratuitamente para responder às pesquisas em troca de microrrecompensas.
É possível escolher o perfil das pessoas que vão responder à pesquisa de mercado. Os perfis de localização, idade, renda e gênero estão disponíveis automaticamente. É possível entrevistar perfis mais específicos, como mães, pessoas que possuem carros, donos de empresa ou estudantes. Neste caso, basta entrar em contato com nosso time de especialistas e nós encontraremos as pessoas para você.

4. Analisar os resultados
Ao fazer uma pesquisa de mercado online, é possível acompanhar os resultados em tempo real. Após a finalização da coleta dos dados, os resultados são exibidos em gráficos e tabelas. Você também pode exportar os resultados em Excel para fazer novos cruzamentos e análises.
Quer fazer uma apresentação de dados com os resultados da sua pesquisa? Confira o nosso kit exclusivo que ensina como criar uma apresentação de dados impactante. Você vai receber um ebook e um template de apresentação com 20 slides editáveis.
Pesquisas de mercado customizadas
Esses são os quatro passos da pesquisa de mercado. Mas se você não quer fazer sua pesquisa sozinho ou se tem um projeto mais complexo para executar, conte com o nosso time de especialistas.
Temos uma equipe formada por especialistas em pesquisa de mercado prontos para te atender. Nós podemos cuidar do seu projeto do início ao fim. É só entrar em contato para que a gente possa te ajudar.

8. Como escolher uma empresa de pesquisa de mercado online
As soluções de pesquisa de mercado online tornaram as pesquisas mais rápidas, fáceis e baratas. Hoje, qualquer empreendedor, profissional de marketing ou consultor pode criar a sua pesquisa de mercado sozinho, sem sair da frente do computador. Basta escolher uma solução de pesquisa de mercado online e fazer a sua pesquisa.
No entanto, é preciso ficar atento a alguns pontos. Por isso, vamos mostrar como escolher uma empresa de pesquisa de mercado online com segurança. Além dos diferenciais mais tradicionais, como preço e tempo de mercado, destacamos aqui alguns outros pontos que vale a pena você ficar atento para não errar na hora de escolher uma empresa de pesquisa de mercado online:

1. Clientes
A carteira de clientes de uma empresa é uma das melhores formas de entender a experiência e a credibilidade que essa empresa possui. Normalmente, as marcas expõem em seu site os principais clientes. Este é um ponto que vale a pena levar em consideração. Se, além das marcas, houver depoimentos, melhor ainda.
Veja se são clientes conhecidos e o que eles dizem sobre a empresa. Se for possível, entre em contato com uma ou duas das empresas citadas e busque referência.

2. O perfil do Painel de Consumidores
Se você vai contratar um Painel de Consumidores, é fundamental buscar entender qual o perfil dos consumidores que compõem esse painel. De nada adianta a empresa de anunciar que possui um painel com mais de um milhão de respondentes, se ela mal sabe dizer quais são as características desses respondentes.
Ao escolher uma empresa de pesquisa de mercado online que tenha um Painel, é preciso entender como ela recruta e mantém engajado os respondentes para o painel. Se você quiser fazer uma pesquisa cujo perfil seja semelhante ao perfil dos internautas brasileiros, você não poderá fazê-la em um painel que tenha 70% de homens da classe AB, pois esse será o perfil predominante nas respostas.

3. Processos de auditoria
Toda e qualquer empresa de pesquisa de mercado online depende de sua credibilidade para sobreviver. Por isso, os processos de auditoria e checagem das entrevistas são muito importantes para garantir a veracidade das respostas.
No Painel de Consumidores, todos os cadastros são realizados via CPF, que são checados na Receita Federal. As informações cadastrais são confirmadas e atualizadas ao longo das pesquisas. Nosso sistema conta também com outros sistemas de auditoria, como checagem de IP, conferência de data e horário do cadastro, conferência do e-mail cadastrado e outros. Por fim, contamos com um sistema de verificação do preenchimento correto ao longo das pesquisas, como atenção e velocidade, dentre outros.

4. Tempo de coleta e cronograma da pesquisa
Agilidade é um grande diferencial que as pesquisas de mercado online trazem para seus clientes. Por isso, antes de contratar uma empresa de pesquisa de mercado online, verifique como é o cronograma do seu projeto de pesquisa. Não deixe de perguntar quanto tempo a pesquisa demora para acontecer. Desconfie de empresas com painel de respondentes que estipulam prazos de coleta muito longos.

5. Suporte e atendimento
Muitos tipos de pesquisa de mercado online podem ser feitos sozinho, sem que o usuário precise da ajuda de ninguém. Mas e se surgir uma dúvida? E se houver algum problema?
Procure avaliar quais são os canais de atendimento que a empresa oferece. Além disso, pergunte antes qual o tipo de suporte e atendimento que você poderá contar durante o projeto.
Dúvidas mais comuns sobre pesquisa de mercado
Fazer uma pesquisa de mercado não é complicado, mas como qualquer metodologia, requer algum conhecimento teórico e técnico.

9. Dúvidas mais comuns sobre pesquisa de mercado

Qual a diferença entre pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa?
As pesquisas qualitativas e quantitativas têm objetivos diferentes. A pesquisa quantitativa parte de um questionário estruturado para obter uma amostra significativa de respostas que ajudem a resolver um problema de pesquisa.
As pesquisas quantitativas servem para validar, através de dados e números, uma hipótese pré-estabelecida. Assim, através de um grande volume de respostas de perguntas pré-estabelecidas, você obtém dados que vão validar ou refutar sua hipótese.
Já a pesquisa qualitativa explora informações mais subjetivas com maior profundidade. Ela leva em consideração as particularidades dos entrevistados em uma análise ampla e não-mensurável ou quantificável.
Normalmente, as pesquisas qualitativas acontecem em entrevistas profundidades ou grupos focais, que reúnem um gripo de pessoas para discutir determinados assuntos na presença de um moderador.
Os entrevistados são estimulados a opinar mais livremente, nem sempre de forma que pode ser expressada em números ou mesmo em palavras. Isso porque pesquisas qualitativas, mais do que seguir um questionário, seguem um roteiro, conferindo mais liberdade e participação opinativa do entrevistado.
Depois de coletados os dados, o resultado de uma pesquisa qualitativa também é apresentado de forma diferente. Ao invés de gerar números, traduzidos em gráficos e tabelas, a pesquisa é apresentada em forma de relatórios aprofundados. Esses relatórios destacam trechos de entrevistas, frases e opiniões mais relevantes encontrados durante a pesquisa.

O que é margem de erro?
A margem de erro é a estimativa máxima de erro que uma pesquisa de mercado pode apresentar. Ou seja, quando dizemos que a margem de erro de uma pesquisa é de dois pontos percentuais, isto significa que os resultados podem variar dois pontos percentuais para cima ou para baixo.
Assim, se 48% dos seus entrevistados afirmaram que voltariam a comprar um produto, a porcentagem de pessoas nesta população que voltaria a comprar este produto está entre de 46% e 50%. Quanto mais entrevistas você fizer, menor será a sua margem de erro.

O que é intervalo de confiança?
O intervalo de confiança é um índice para demonstrar a credibilidade de uma pesquisa de mercado. representa a probabilidade de uma pesquisa obter os mesmos resultados, respeitando a margem erro, se outro grupo de pessoas em uma mesma população fosse entrevistado.
Assim, se dizemos que uma pesquisa de mercado tem 95% de intervalo de confiança, o que isso significa? Significa que, se esta pesquisa fosse refeita 100 vezes com pessoas diferentes dentro de uma mesma amostra, ela apresentaria resultados dentro do intervalo da margem de erro em 95 das vezes.

Pesquisa de mercado online é confiável?
Sempre que falamos de pesquisa online, a primeira dúvida que surge é quase sempre a mesma. Duvidar de informações que vêm da internet é normal. Quando se trata de dados de pesquisa de mercado, então, faz sentido questionar fontes e sua confiabilidade.
No entanto, se uma pesquisa de mercado online é feita com uma empresa confiável, seguindo os critérios de credibilidade e com processos claros de auditoria e checagem, ela é totalmente confiável. Algumas características que são exclusivas da pesquisa de mercado contribuem para deixá-la ainda mais confiável. Veja algumas delas:

Privacidade do usuário
Quem responde uma pesquisa em casa, pelo computador ou celular, se sente seguro para fornecer suas respostas. Sem um mediador, como um entrevistador, o respondente se sente mais livre para avaliar e opinar.

Verificação dos dados
Uma pesquisa online oferece boas oportunidades para validar os dados dos respondentes. Painéis de pesquisa online, por exemplo, têm uma série de verificações dos dados de seus participantes. A verificação dos pode se dar pela conferência de dados sociodemográficos e do CPF de cada respondente, por exemplo.

Dados automatizados e validados
A coleta de respostas de uma pesquisa online traz dados mais organizados e que são registrados automaticamente em um banco de dados. Assim, ao consolidar as respostas de uma pesquisa, não passam erros como os que podem acontecer ao transcrever respostas, por exemplo. Todos os dados coletados serão registrados exatamente conforme o respondente os forneceu.

10. Resultados de pesquisa de mercado
São diversas pesquisas de mercado sobre os mais variados assuntos através de relatórios sobre diferentes setores, como o  cervejas, de cosméticos, de carros e de laticínios.
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No desenvolvimento:
Como o projeto funciona, qual sua materialidade. é a construção do próprio projeto de design.
Será apresentado o projeto e as razões pelas quais esse objeto de estudo se fez relevante diante do cenário/contexto que você irá apresentar. (5W 2Hs) 
Lembrem-se de criar um sistema de relações entre o mercado, a teoria acadêmico- científica e o design. 

Mas voltando ao que devemos fazer agora, que é a PESQUISA,  vocês deverão levantar, como dissemos, nessa primeira etapa do trabalho, informações em geral sobre:
·  o produto;
·  a concorrência nacional e internacional;
·  o(s) público(s) real (que já existe);
·  o(s) público(s) potencial (que ainda ninguém enxergou);
·  as brechas/lacunas/hiatos existentes comumente chamadas oportunidades;
·  as falhas que vocês enxergaram;
·  dados técnicos em geral;
·  dados estatísticos / dados oficiais / dados comprobatórios;
·  aspectos culturais, econômicos e sociais;

·  senso comum x contrassenso a respeito do objeto estudado; e mitos e verdades, ...

LINKS DE ESTUDO
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GUIA DE MARKETING DE CONTEÚDO - Infográfico
KPI's como ferramenta para o direcionamento Estratégico
Tipos de Pesquisa de Mercado
Pesquisa de mercado: para iniciantes
Artigo científico passo-a-passo
FastFormat - Formatação automática ABNT
Normas e regras da ABNT
5W 2Hs

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Métodos e Tipos de Pesquisa

Metodologia é a descrição detalhada dos métodos, técnicas e processos seguidos na pesquisa, explicando as hipóteses ou pressupostos, população ou amostra, os instrumentos e a coleta de dados.

Os métodos inéditos desenvolvidos pelo autor devem ser justificados e suas vantagens apontadas em relação a outros autores. Novas técnicas podem ser descritas com detalhes, inclusive novos equipamentos ilustrados com fotografias e desenhos.

A seguir será apresentado os métodos e procedimentos adotados para o desenvolvimento do trabalho. Este capítulo é de extrema importância, pois as conclusões e achados de uma pesquisa terão pouca validade científica se a forma como se chegou a eles carecer de cientificidade. O pesquisador precisa usar métodos cientificamente aceitos na busca pela compreensão do mundo.

Para que o trabalho tenha qualidade, deve usar métodos que façam sentido para os outros pesquisadores da área, lidando com problemas semelhantes. O rigor na apresentação dos detalhes dos procedimentos metodológicos adotados imprime confiança no leitor, pois significa que a pesquisa foi realizada com a exatidão necessária para que se possa acreditar nos resultados obtidos.

A metodologia escolhida deve ser aquela que será mais adequada ao seu objeto de estudo e à abordagem aplicada.



Há dois métodos principais:
1)  Quantitativo, que é o uso de instrumental estatístico, de dados numéricos; e
2) Qualitativo, que se caracteriza pela qualificação dos dados coletados, durante a análise do problema.

A taxonomia de verbos para uso em metodologia (verbos de ação)

Conhecimento: Apontar; Calcular; Classificar; Definir; Descrever; Distinguir; Enumerar; Enunciar; Especificar; Estabelecer; Exemplificar; Expressar; Identificar; Inscrever; Marcar; Medir; Nomear; Ordenar; Reconhecer; Registrar; Relacionar; Relatar; Repetir; Sublinhar; Evocar.
Compreensão: Concluir; Deduzir; Demonstrar; Derivar; Descrever; Determinar; Diferenciar; Discutir; Estimar; Exprimir; Extrapolar; Ilustrar; Induzir; Inferir; Interpolar; Interpretar; Localizar; Modificar; Narrar; Preparar; Prever; Reafirmar; Relatar; Reorganizar; Representar; Revisar; Traduzir; Transcrever.
Aplicação: Aplicar; Demonstrar; Desenvolver; Dramatizar; Empregar; Esboçar; Estruturar; Generalizar; Ilustrar; Interpretar; Inventariar; Operar; Organizar; Praticar; Relacionar; Selecionar; Traçar; Usar.
Análise: Analisar; Calcular; Categorizar; Combinar; Comparar; Contrastar; Correlacionar; Criticar; Debater; Deduzir; Diferenciar; Discriminar; Discutir; Distinguir; Examinar; Experimentar; Identificar; Investigar; Provar.
Síntese: Compor; Comunicar; Conjugar; Construir; Coordenar; Criar; Desenvolver; Dirigir; Documentar; Escrever; Especificar; Esquematizar; Exigir; Formular; Modificar; Organizar; Originar; Planejar; Prestar; Produzir; Reunir; Sintetizar.
Avaliação: Argumentar; Avaliar; Comparar; Contrastar; Decidir; Escolher; Estimar; Julgar; Medir; Precisar; Selecionar; Taxar; Validar; Valorizar.

Métodos

As informações a seguir foram elaboradas pelo prof. Maurício Barcellos Almeida, e gentilmente cedidas para fazer parte deste Manual:



Método dedutivo: método racionalista, que pressupõe a razão com a única forma de chegar ao conhecimento verdadeiro; utiliza uma cadeia de raciocínio descendente, da análise geral para a particular, até a conclusão; utiliza o silogismo* de duas premissas retira-se uma terceira logicamente decorrente. Ex:

Todo homem é mortal (premissa maior)

Pedro é homem (premissa menor)

Logo, Pedro é mortal (conclusão).


*. Silogismo é um modelo de raciocínio baseado na ideia da dedução, composto por duas premissas que geram uma conclusão. O precursor desta linha de pensamento lógico foi o filósofo grego Aristóteles. O chamado silogismo aristotélico é formado por três principais características: mediado, dedutivo e necessário. O silogismo seria mediado devido a necessidade de se usar o raciocínio para se chegar à conclusão real. Seria dedutivo pelo fato de se partir de preposições universais para se chegar a uma conclusão específica. E, por fim, seria necessário por estabelecer uma conexão entre todas as premissas.



Método indutivo: método empirista, o qual considera o conhecimento como baseado na experiência; a generalização deriva de observações de casos da realidade concreta e é elaborada a partir de constatações particulares. Ex:
Pedro é mortal.
João é mortal.
José é mortal.
Carlos é mortal.
Ora, Pedro, João, José e Carlos são homens.
Logo, (todos) os homens são mortais.

Método hipotético dedutivo (Poper, K.): se o conhecimento é insuficiente para explicar um fenômeno, surge o problema; para expressar as dificuldades do problema são formuladas hipóteses; das hipóteses deduzem-se consequências a serem testadas ou falseadas (tornar falsas as consequências deduzidas das hipóteses); enquanto o método dedutivo procura confirmar a hipótese, o hipotético-dedutivo procura evidências empíricas para derrubá-las.

Método dialético (Hegel, G.): empregado em pesquisa qualitativa, considera que os fatos não podem ser considerados fora de um contexto social; as contradições se transcendem dando origem a novas contradições que requerem soluções.

Método fenomenológico (Husserl, E.): empregado em pesquisa qualitativa, não é dedutivo nem indutivo, preocupa-se com a descrição direta da experiência, como ela é; a realidade é construída socialmente e entendida da forma que é interpretada; a realidade não é única, existem tantas quantas forem suas interpretações.


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Tipos de pesquisa


As informações a seguir foram elaboradas pelo prof. Maurício Barcellos Almeida, e gentilmente cedidas para fazer parte deste Manual:



Do ponto de vista de sua natureza:

  • Pesquisa básica: objetiva gerar conhecimentos novos para avanço da ciência sem aplicação prática prevista.
  • Pesquisa aplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicações práticas dirigidos à solução de problemas específicos.



Do ponto de vista da forma de abordagem ao problema:



  • Pesquisa quantitativa: considera que tudo é quantificável, o que significa traduzir opiniões e números em informações as quais serão classificadas e analisadas.
  • Pesquisa qualitativa: considera que existe uma relação entre o mundo e o sujeito que não pode ser traduzida em números; a pesquisa é descritiva, o pesquisador tende a analisar seus dados indutivamente.



Do ponto de vista dos objetivos:

  • Pesquisa exploratória: objetiva proporcionar maior familiaridade com um problema; envolve levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado e análise de exemplos; assume em geral a forma de pesquisas bibliográficas e estudos de caso.
  • Pesquisa descritiva: objetiva descrever as características de certa população ou fenômeno, ou estabelecer relações entre variáveis; envolvem técnicas de coleta de dados padronizadas (questionário, observação); assume em geral a forma de levantamento.
  • Pesquisa explicativa: objetiva identificar os fatores que determinam fenômenos, explica o porquê das coisas; assume em geral as formas de pesquisa experimental e pesquisa ex-post-facto.



Do ponto de vista dos procedimentos técnicos:

  1. Pesquisa bibliográfica: elaborada a partir de material já publicado, como livros, artigos, periódicos, Internet, etc.;
  2. Pesquisa documental: elaborada a partir de material que não recebeu tratamento analítico;
  3. Pesquisa experimental: pesquisa em que se determina um objeto de estudo, selecionam-se variáveis que o influenciam, define-se as formas de controle e de observação dos efeitos que as variáveis produzem no objeto;
  4. Levantamento: pesquisa que envolve questionamento direto das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer;
  5. Estudo de caso: envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o amplo e detalhado conhecimento;
  6. Pesquisa ex-post-facto: quando o experimento se realiza depois dos fatos;
  7. Pesquisa ação: pesquisa concebida em associação com uma ação; os pesquisadores e participantes da situação ou problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo;
  8. Pesquisa participante: pesquisa desenvolvida pela interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas.

Referência:

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207p.


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