Bibliografia
ANDRADE, Marcos Serafim de. Adobe Photoshop CS4. São Paulo:
Senac, 2009.
ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da
visão criadora. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
BERTOMEU, João Vicente Cegato (Org.). Criação visual e
multimídia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
CARRAMILLO NETO, Mário. Produção Gráfica II: Papel, Tinta,
Impressão e Acabamento. São Paulo: Global Editora, 1997.
CESAR, Newton. Direção de arte em propaganda. 2.ed. São
Paulo: Futura, 2001.
DALTO, Darlene. Processo de criação. São Paulo: Marco Zero,
1993.
DONDIS, Donis A.; CAMARGO, Jeferson, Luiz (Trad.). Sintaxe
da linguagem visual. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FIDALGO, João Carlos de Carvalho. Diagramação com InDesign
CS3. 2.ed. São Paulo: Érica, 2008.
FRUTIGER, Adrian. Sinais & símbolos: desenho, projeto e
significado. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
GROPIUS, Walter. Bauhaus: novarquitetura. Tradução J.
Guinsburg e Ingrid Dormien. 6.ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.
HORIE, Ricardo Minoru; OLIVEIRA, Ana Cristina Pedrozo. Crie
projetos gráficos com Photoshop CS4, CorelDRAW X4 e InDesign CS4 em português.
São Paulo: Érica, 2009.
HURLBURT, Allen. Layout: O design da página impressa.
Tradução Edmilson O. Conceição, Flávio M. Marins. 2.ed. São Paulo: Nobel, 1999.
LEITE, Ricardo. Ver é compreender: design como ferramenta
estratégica de negócio. 2. ed. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2010.
LUPTON,
Ellen; PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos fundamentos do design. São Paulo:
Cosac & Naify, 2008.
MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual: contribuição
para uma metodologia didática. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
RIBEIRO, Milton. Planejamento visual gráfico. 10.ed.
Brasília: LGE, 2007.
WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: um guia
completo para a criação, construção e manutenção de marcas fortes. 2.ed. Porto
Alegre: Bookman, 2008.
__________________________________________________________________
Orçamento de Design e Documentos de Processo
TABELA REFERENCIAL DE VALORES 2016/2018 ADEGRAF (download PDF)
Modelo de Contrato (download .doc)
Tabela de Cargos e Salários 2018TABELA REFERENCIAL DE VALORES 2016/2018 ADEGRAF (download PDF)
Modelo de Contrato (download .doc)
__________________________________________________________________
Links RelacionadosRecorte no Photoshop
Crie o Dexter no illustrator
http://www.tutorialillustrator.com.br/
http://www.bonstutoriais.com.br/
Vetorização personagem no Illustrator
Como diagramar uma revista?
http://www.dafont.com/
http://myphotoshopbrushes.com/
http://www.brusheezy.com/
http://ffffound.com/
http://www.deviantart.com/
http://www.flyerinspiration.com/
http://www.tutoriaisphotoshop.net/
5 motivos para ter um cartão de visitas
http://vector4free.com/
95 tutoriais do Illustrator
Halftone em Vetor no Illustrator
Referênciashttp://www.behance.net/
tipography design
http://www.webtutoriais.com/
http://www.brandsoftheworld.com
http://www.logotypes101.com
http://www.deviantart.com
http://seeklogo.com
http://all-free-download.com
http://logotypes101.com
http://freevectors.net
http://www.bluevertigo.com.ar/
http://indesignsecrets.com/
http://indiscripts.com/
http://www.rorohiko.com/
http://www.examaids.com/
http://br.lipsum.com/
http://mussumipsum.com/
TutoriaisCurso de Corel DRAW X4 (para iniciantes)
Aprendendo a vetorizar no Corel Draw
Como vetorizar facilmente.pdf
vetorizando-parte-2
Aprenda a espelhar imagens no CorelDRAW
Editando Texto Artístico no CorelDraw
Como Vetorizar uma Imagem
Tabela ADEGRAF 2009/10 - Honorários e Remuneração
Guia do ilustrador
NAMING
Como registrar marca no INPI: um guia rápido
Naming - Passo a Passo
Prova de Cor Cromedot
Para escolher um modelo de Blog
The 60 best free Photoshop brushes
Tutorial Design links
Fontes para Layout
The 100 best free fonts
Printed Brochure - Modelos de Folders (downloads)https://www.printed.com/templates/
brochure_printing_templates
Download de Programas de Edição de Texto GratuitosPagePlus Starter Edition
Scribus 1.4.6 - Open Source Desktop Publishing
PageStream5Canva Design Layout
Como funciona uma agência de Publicidade e Propaganda?
01. Marca de corte
A marca de corte indica onde o trabalho deve ser refilado. É representada por um fio contínuo, na cor de registro e com espessura de 0.3pt a 0.5pt.
02. Marca de dobra / vinco
A marca de dobra ou vinco indica onde o trabalho deve ser dobrado. É representada por um fio intermitente, ou seja, tracejado, na cor de registro e com espessura de 0.3pt a 0.5pt.
03. Barras de Calibração
As barras de calibração servem para o impressor analisar a quantidade de tinta e ajuste de carga. Podem variar de 5 em 5%, 10 em 10%, 25 em 25%, isso fica a critério de gráfica.
04. Marcas de Registro
Marca de registro, ou cruz de registro, é um desenho em cruz na cor de registro que indica se as cores estão "casando" perfeitamente. Quando observado ao conta-fios deve-se perceber apenas um fio, sem deslocamento das cores.
05. Identificação das Cores
Identifica a cor a ser impressa. Se houver cores pantones no trabalho, ou verniz, deve ser identificado separadamente.
06. Sangria
Área que extrapola a dimensão final do job. Recurso que previne contra filetes brancos durante o refile.
07. Área do trabalho
Tamanho final do trabalho. Não confundir com "área de mancha" — que é a área máxima de impressão no papel. Se o trabalho for um A4 então a área será de 297 x 210mm.
08. Margem de Segurança
Margem interna que também previne contra variações do refile. Se a máquina de corte variar pode-se acabar cortanto um texto importante (endereços, e-mails, telefones, etc). Para prevenir, guarda-se 5mm a partir da linha de corte em direção interna do job.
Nenhum comentário:
Postar um comentário