Candidato precisa mostrar habilidades e como pode contribuir em sua área.
É importante conhecer a empresa para 'se vender' bem na entrevista.
A entrevista é hora de comprovar esforços e competências.
Saber "vender" as suas habilidades e entender as necessidades das empresas são algumas das recomendações para ficar no radar dos recrutadores.
O Glassdoor, site de avaliação de empresas norte-americano, diz que não existe uma receita pronta para conseguir emprego, mas lista algumas táticas que ajudam os profissionais a serem notados.
Veja abaixo 5 dicas:
1) Mostre como você é útil para sua área
A chave para aparecer é mostrar como você é útil para o seu ramo de atuação. Quem sabe "se vender" procura as oportunidades e mostra o que fez na área. São essas pessoas que conseguem novos empregos com mais facilidade. Os recrutadores querem ver como o profissional se esforça para contribuir para o setor e como ele pode causar impacto e trazer resultados para a empresa.
2) Mostre que está preparado para o futuro
Os empregadores sempre buscam maneiras de ter vantagens competitivas no mercado. Ao se candidatar, você pode mostrar como suas habilidades e experiência o ajudam a estar dentro das tendências da área.
Ouvir colegas e mentores profissionais sobre o futuro da área dá pistas sobre isso. Com diferentes opiniões e informações, é mais fácil saber quais são as competências necessárias para acompanhar as tendências.
3) Entenda o empregador
É importante conhecer a posição, missão e valores da empresa. Outra dica é descobrir o que os funcionários falam da companhia. As informações sobre as necessidades da empresa vão ajudá-lo na hora de "se vender" em uma entrevista.
4) Demonstre que tem flexibilidade
Empresas gostam de contratar funcionários que podem atuar em posições e áreas diferentes, porque tornam o processo de treinamento mais fácil e podem contribuir mais para a organização. Se você busca vaga fora do seu ramo de atuação, pode usar exemplos da sua experiência anterior para mostrar versatilidade.
5) Preste atenção nos feedbacks
Sejam conselhos de colegas ou recomendações do chefe, é importante usar as avaliações sobre a sua atuação – os feedbacks – como forma de melhorar a imagem profissional. Os feedbacks positivos ou negativos são fundamentais para o desenvolvimento profissional.
Especialmente na hora de buscar emprego, receber feedback sobre a forma como você está se comportando na entrevista, sobre o currículo ou a carta de apresentação podem ajudar a melhorar as suas estratégias.
29/07/2014 06h00 - G1- São Paulo - http://glo.bo/1nCfxTI
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